Repository logo
 
Publication

Atitudes e preocupações de professores e outros agentes educativos face à inclusão

dc.contributor.authorSantos, Joel
dc.contributor.authorCésar, Margarida
dc.date.accessioned2011-04-19T22:45:21Z
dc.date.available2011-04-19T22:45:21Z
dc.date.issued2010
dc.description.abstractNo século XXI, as sociedades caracterizam-se pela complexidade e diversidade. Também as escolas são caracterizadas como espaços/tempos complexos e diversificados (César, 2003, 2009). Desenvolver práticas mais inclusivas é fundamental para a construção de cenários educativos que acolham a diferença como recurso valioso para todos (Ainscow & César, 2006; Armstrong, Armstrong, & Barton, 2000). Estudar as mudanças que a formação de agentes educativos promove nos sentimentos, atitudes e preocupações face à educação inclusiva é, assim, essencial (Loreman, Earle, Sharma, & Forlin, 2007; Sharma, Forlin, Loreman, & Earle, 2006). Este trabalho insere-se num projecto mais vasto, Educação Inclusiva e Processos de Formação, cujo principal objectivo é estudar que sentimentos, atitudes e preocupações apresentam os agentes educativos, antes e após uma formação relacionada com a educação inclusiva. Desenvolvemos este estudo assumindo uma abordagem interpretativa e um design baseado num long panel survey. A sub-amostra deste estudo inclui agentes educativos (N=81), em formação inicial ou pós-graduada, em instituições de ensino superior, da região da Grande Lisboa. Como instrumentos de recolha de dados utilizámos: (1) a recolha documental; e (2) a escala SACIE – Sentiments, Attitudes & Concerns about Inclusive Education, de Loreman, Earle, Sharma, & Forlin (2006), aplicada em dois momentos: no início e no final das unidades curriculares seleccionadas. Os dados revelam um ligeiro aumento do número de sujeitos que indicam atitudes mais inclusivas face aos alunos caracterizados como apresentando necessidades educativas especiais, quando se confrontam os dois momentos da aplicação da escala. Revelam, ainda, um elevado nível de preocupações face à educação inclusiva.Abstract In the 21st century, societies are characterised by their complexity and diversity. Alike societies, schools are also characterised as complex and diverse spaces/times (César, 2003, 2009). Developing inclusive practices is therefore fundamental for the construction of educational settings that welcome the difference as a valuable resource for all (Ainscow & César, 2006; Armstrong et al., 2000). Thus, it is essential to study changes promoted by pre-and in-service education on the sentiments, attitudes and concerns of the educational agents towards inclusive education (Loreman et al., 2007; Sharma et al., 2006). This work is part of a broader project Educação Inclusiva e Processos de Formação whose main goal is to study the sentiments, attitudes and concerns presented by educational agents, before and after attending pre- and in-service education, and curricular units regarding inclusive education. We developed this study assuming an interpretive approach. It was carried through a long panel survey. This study sub-sample includes educational agents (N=81) attending higher education in Lisbon area. To collect data we used: (1) documents; and (2) the SACIE – Sentiments, Attitudes & Concerns about Inclusive Education scale, by Loreman, Earle, Sharma, and Forlin, (2006). This scale was answered in two moments: at the beginning and at the end of the selected curricular units. When the results of these two moments are confronted, a slightly increasing number of subjects indicate more inclusive attitudes towards students characterized as presenting SEN (Special Education Needs). The results also show a high level of concern towards inclusive education.por
dc.identifier.citationSantos,J. & César,M. (2010). Atitudes e preocupações de professores e outros agentes educativos face à inclusão. Revista Interacções,14(6), 156-184.por
dc.identifier.issn1646-2335
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/430
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherInstituto Politécnico de Santarém. Escola Superior de Educaçãopor
dc.relation.publisherversionhttp://nonio.eses.pt/interaccoes/artigos/N8%20-%20Santos%20&%20C%E9sar.pdfpor
dc.subjectEducação inclusiva;Educação inclusivapor
dc.subjectAgentes educativos;Agentes educativospor
dc.subjectAtitudespor
dc.subjectPreocupaçõespor
dc.subjectInclusive educationpor
dc.subjectEducational agentspor
dc.subjectAttitudespor
dc.subjectConcernspor
dc.titleAtitudes e preocupações de professores e outros agentes educativos face à inclusãopor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarémpor
oaire.citation.endPage184p.por
oaire.citation.startPage156p.por
oaire.citation.titleRevista Interacçõespor
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
N8 - Santos & Csar.pdf
Size:
810.44 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: