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Potencialidades dos recursos não estruturados na aprendizagem da matemática no contexto do 2º Ciclo

dc.contributor.advisorBranco, Neusa
dc.contributor.authorFreitas, Luís Maurício Costa
dc.date.accessioned2018-07-03T09:57:49Z
dc.date.available2018-07-03T09:57:49Z
dc.date.issued2017-12-19
dc.descriptionRelatório de estágio apresentado para a obtenção do grau de Mestre em Ensino do 1.º Ciclo e do 2.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.description.abstractEste documento evoca o percurso no mestrado que realizei, evidenciando as aprendizagens em contexto de estágio no 1º e no 2º ciclo. Salientando os pontos positivos, aspetos a melhorar e reflexões. Este integra uma componente investigativa com base na metodologia de investigação ação, sobre o tema a potencialidade dos recursos não estruturados na aprendizagem da matemática. Recorri a três atividades exploratórias usando objetos do “quotidiano” para desenvolver unidades didáticas. O professor tem o papel de monitorizar e orientar o trabalho desenvolvidos pelos discentes evitando equívocos ou conceito alternativo. Porém existe uma discussão que aprofunda os conteúdos desenvolvidos. Após cada atividade os alunos preencheram um questionário, sendo a base de dados na qual suporto as conclusões da investigação. Os participantes foram cerca de 55 alunos todos a frequentar o 6º ano, ao todo foram preenchidos 165 questionários. Os resultados apontam que os alunos apreciam este tipo de tarefas associado a metodologia exploratória e ao trabalho em grupo. Estes afirmam que o uso de objetos é motivador.pt_PT
dc.description.abstractThis document evokes my journey in the master's degree, showing my learning in first and second cycle context. Emphasizing the good points, aspects to be improved and reflections. This integrates a research component based on action research methodology, on the potentiality of unstructured resources in the learning process of mathematics. Into three activities using "everyday" objects to develop didactic units. The teacher has to monitoring and guiding the work developed by the students avoiding misunderstandings or alternative concept. However, there is a discussion time for systemize the content developed. After each activity, the students completed a questionnaire, being the database in which I support the conclusions of the investigation. The participants were about 55 students all attending the 6th year, in all were filled 165 questionnaires. The results indicate that students appreciate this type of tasks associated with exploratory methodology and group work. These claim that the use of objects is motivating.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.other201899191
dc.identifier.tid201899191
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/2267
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectpotencialidadept_PT
dc.subjectrecursos não estruturadospt_PT
dc.subjectmotivaçãopt_PT
dc.subjectmotivatingpt_PT
dc.titlePotencialidades dos recursos não estruturados na aprendizagem da matemática no contexto do 2º Ciclopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarém, Portugalpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEnsino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico

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