Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Perspetivas de futuros professores e educadores sobre a literatura infantil como recurso para o ensino e a aprendizagem da Matemática

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
9917-Texto do Trabalho-28407-1-10-20160905.pdf404.99 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

A literatura infantil é um ótimo recurso para explorar com as crianças conceitos matemáticos e desenvolver nestas competências fundamentais em vários domínios. É necessário, por isso, continuar a desenvolver investigação sobre a utilização deste recurso na formação inicial de professores. Assim, este artigo pretende apresentar perspetivas de futuros professores e educadores sobre a literatura infantil utilizada como recurso formativo para o ensino e aprendizagem da matemática. A investigação realizada segue um paradigma interpretativo, de abordagem qualitativa, com análise dos dados descritiva e interpretativa. Os participantes são 10 formandos do último ano da Licenciatura em Educação Básica, que, numa unidade curricular de Ensino e Aprendizagem da Matemática, realizaram em grupo uma planificação de um tópico matemático e produziram materiais a partir de literatura infantil. No final da unidade curricular, os formandos responderam a um questionário incentivando à reflexão. A análise dos dados sugere que os participantes recorrem à literatura infantil para promover um contexto para criar tarefas que desenvolvam conceitos matemáticos, mas também para apresentar, sem o formalismo associado, um determinado conceito a fim de o desenvolver. Os formandos reconhecem benefícios na integração deste recurso na aula de matemática, o que reforça a necessidade de continuar este trabalho na formação inicial de professores.
Children's literature is a great resource to explore with children mathematical concepts and develop on these core competencies in various domains. It is necessary, therefore, to continue to develop research on the use of this resource in the teacher education program. Thus, this article aims to present perspectives of prospective teachers and educators on children's literature used as a training resource for teaching and learning mathematics. The investigation follows an interpretative paradigm of qualitative approach, with descriptive and interpretive data analysis. Participants are 10 graduates of their last year of the teacher education program, which, in a course of learning and teaching of mathematics, construct collaboratively a plan of a mathematical topic and produced materials from children's literature. At the end of the course, students answered a questionnaire encouraging reflection. The data analysis suggests that participants turn to children's literature to promote a context to create tasks to develop mathematical concepts, but also to present, without the associated formality, a certain concept in order to develop it. Students recognize benefits in the integration of this resource in a math class, which reinforces the need to continue this work in teacher education program.

Description

Keywords

formação Inicial de Professores ensino e aprendizagem da matemática literatura Infantil teacher education program children’s literature mathematics’ teaching-learning

Citation

Martins, M. C., & Santos, R. (2016). Perspetivas de futuros professores e educadores sobre a literatura infantil como recurso para o ensino e a aprendizagem da Matemática. Revista da UIIPS, 4(2),1-9. https://doi.org/10.25746/ruiips.v4.i2.9917

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue