Repository logo
 
Publication

O portefólio como meio para promover uma prática supervisiva em creche

dc.contributor.advisorCardona, Maria João
dc.contributor.authorAvelino, Maria do Carmo Madeira
dc.date.accessioned2017-08-14T09:22:54Z
dc.date.available2017-08-14T09:22:54Z
dc.date.issued2016-05-11
dc.descriptionDissertação apresentada para a obtenção do grau de mestre na área de Supervisão e Orientação Pedagógicapt_PT
dc.description.abstractNo decorrer do tempo, os conceitos de avaliação, reflexão e supervisão têm sofrido alterações, tendo vindo a ser cada vez mais valorizada a sua relevância no desenvolvimento de uma prática educativa consciente, coerente e de qualidade. Pretende-se que os educadores de infância sejam persistentes, criativos e ultrapassem dificuldades, numa atitude constante de pesquisa e questionamento. Neste contexto, o portefólio surge como uma nova estratégia de avaliação alternativa onde os educadores de infância podem incluir registos escritos, como as narrativas, os diários de aula e as planificações, assim como registos fotográficos, caso entendam ser pertinentes para documentar situações do quotidiano (seja deles próprios ou das crianças). Na elaboração do portefólio, o educador é encorajado a avaliar e a refletir, podendo a aprendizagem ser concebida como um processo supervisivo das práticas educativas. A supervisão visa o desenvolvimento e a aprendizagem tanto dos profissionais que supervisionam como dos que são supervisionados. Nesta pesquisa, tentei perceber as potencialidades do portefólio na prática educativa do educador na valência de creche, na supervisão da sua ação e na avaliação de crianças. Para isso, recorri a uma metodologia qualitativa com base em estudos de caso, com uma amostra de três educadoras da valência de creche, de uma mesma instituição. Todas as educadoras desta pesquisa construíram o seu portefólio reflexivo e participaram em reuniões de equipa mensais com a supervisora. Nestas reuniões era apresentado o trabalho desenvolvido, os pontos negativos e positivos, sendo delineadas novas estratégias de intervenção. No final da pesquisa foi possível reconhecer a pertinência da introdução do portefólio para promover uma maior reflexão e consequente melhoria das práticas educativas. Na sequência deste trabalho é apresentado um projeto em que são definidas linhas orientadoras para o desenvolvimento da prática de supervisão em creche a partir do recurso ao portefólio.pt_PT
dc.description.abstractOver the time, the concepts of evaluation, reflection and supervision have been changing. Nowadays, these three concepts are considered very important and relevant. It is intended that Childhood Educators are persistent, creative and overcome difficulties, in a constant attitude of search and questioning. Reflective portfolio is a new alternative assessment strategy, where Childhood Educators can include written records, as narratives and class diaries, as well as photographic records, if that is relevant to report everyday experiences (from themselves or the children). In the portfolio’s drafting, the Childhood Educator is encouraged to assess and reflect, and learning is designed as a supervision process. Supervision aims the developing and learning of the professionals who supervise and of the ones who are supervised. In this investigation, I tried to realize the portfolio potentialities in the educational practice of Childhood Educator in crèche, on supervising his actions as well as in children’s assessment. In this regard, I used a qualitative methodology based on a case study, with a sample of three Childhood Educators from crèche, of the same institution. All of the three Research Childhood Educators draft their reflective portfolio and attend monthly team meetings with the supervisor – they presented the work that has been done, the negative and positive points and they set out intervention strategies. In the end of this investigation, Research Childhood Educators considered very important to introduce the reflective portfolio in education, in order to build an educational practice of quality. At the end of this research it was possible to recognize the relevance of the introduction of the portfolio to promote greater reflection and consequent improvement of educational practices.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.tid201203111
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/1835
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectportefóliopt_PT
dc.subjectnarrativapt_PT
dc.subjectplanificaçãopt_PT
dc.subjectautoavaliaçãopt_PT
dc.subjectreflexãopt_PT
dc.subjectsupervisãopt_PT
dc.subjectnarrativept_PT
dc.subjectnarrativept_PT
dc.subjectreflectionpt_PT
dc.subjectsupervisionpt_PT
dc.titleO portefólio como meio para promover uma prática supervisiva em crechept_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarémpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Tese.pdf
Size:
834.16 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: