Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente artigo apresenta uma reflexão crítica sobre potencialidades e limites
de uma proposta de formação continuada de professores em educação ambiental
(EA). Tal proposta foi concebida e executada por nós, em caráter de
experiência-piloto, entre 1998 e 2000, em Campinas-SP, Brasil. Foram envolvidos 21
professores, dos níveis de ensino Infantil, Fundamental e Médio (que abrangem
crianças e jovens entre 03 e 17 anos), durante três semestres letivos consecutivos. No
processo proposto, os professores estudam os campos teórico-metodológicos de
conflito socioambiental (Carvalho e Scotto, 1995) e de educação moral (na perspectiva
de construção da personalidade moral, proposta por Puig, 1998a). Depois, criam
atividades de EA para sala de aula, utilizando, conjugadamente, um caso real de
conflito socioambiental e os recursos metodológicos da educação moral, que visam
trabalhar elementos e processos relacionados à construção da personalidade moral.
Foram considerados como indicadores das potencialidades do processo de formação
continuada a constatação da ocorrência e/ou o registro de relatos sobre: mudanças
nos entendimentos dos professores a respeito de temas relacionados à EA; mudanças
nos seus hábitos pessoais e domésticos; realização de autocrítica relativa às suas
práticas pedagógicas anteriores; elaboração espontânea de novas práticas
pedagógicas por professores dos diferentes níveis do ensino e de diversas disciplinas.
Os principais limites constatados se relacionam ao longo tempo necessário para que
os professores possam ser envolvidos em todas as etapas do processo e à
necessidade de fornecer subsídios adicionais para fundamentação das discussões
sobre aspectos éticos relacionados aos conflitos socioambientais. - This article reflects on the possibilities and limitations of an in-service teachers’
development process, which deals with environmental education (EE), conceived and
run as a research intervention, between 1998 and 2000, in Campinas, Sao Paulo,
Brazil. It involved 21 teachers, from K-17, for a three semesters period. During the
proposed development process, teachers studied two theoretical-methodological
frameworks: the socioenvironmental conflict framework (Carvalho and Scotto, 1995)
and the moral education framework (in the perspective of moral personality
construction, proposed by Puig, 1998a). After that, they created classroom activities on
a case study of socioenvironmental conflict. These activities resorted to methodological
tools proposed for the development of several components and processes related to
moral personality development. Evidence about the potential of the proposed teachers’
development process were demonstrated by: changes in their ideas about concepts
and issues related to EE; changes in teachers’ personal habits; critical thinking about
their own previous pedagogic practices and the development of new pedagogic
practices by teachers working in several disciplines from different school levels. Some
important constraints were found in relation to the length of time required for the
teachers to go through all the steps of the process and the necessity for a better quality
discussion about the ethical aspects of socioenvironmental conflicts.
Description
Keywords
Educação ambiental Formação continuada de professores Conflito socioambiental e educação Valores e educação ambiental
Citation
MANZOCHI, Lúcia Helena - Refletindo sobre uma experiência de formação continuada de professores: o projecto interface. Revista Interacções. Nº4 (2006), p.108-125
Publisher
Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Educação