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Refletindo sobre uma experiência de formação continuada de professores: o projecto interface

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O presente artigo apresenta uma reflexão crítica sobre potencialidades e limites de uma proposta de formação continuada de professores em educação ambiental (EA). Tal proposta foi concebida e executada por nós, em caráter de experiência-piloto, entre 1998 e 2000, em Campinas-SP, Brasil. Foram envolvidos 21 professores, dos níveis de ensino Infantil, Fundamental e Médio (que abrangem crianças e jovens entre 03 e 17 anos), durante três semestres letivos consecutivos. No processo proposto, os professores estudam os campos teórico-metodológicos de conflito socioambiental (Carvalho e Scotto, 1995) e de educação moral (na perspectiva de construção da personalidade moral, proposta por Puig, 1998a). Depois, criam atividades de EA para sala de aula, utilizando, conjugadamente, um caso real de conflito socioambiental e os recursos metodológicos da educação moral, que visam trabalhar elementos e processos relacionados à construção da personalidade moral. Foram considerados como indicadores das potencialidades do processo de formação continuada a constatação da ocorrência e/ou o registro de relatos sobre: mudanças nos entendimentos dos professores a respeito de temas relacionados à EA; mudanças nos seus hábitos pessoais e domésticos; realização de autocrítica relativa às suas práticas pedagógicas anteriores; elaboração espontânea de novas práticas pedagógicas por professores dos diferentes níveis do ensino e de diversas disciplinas. Os principais limites constatados se relacionam ao longo tempo necessário para que os professores possam ser envolvidos em todas as etapas do processo e à necessidade de fornecer subsídios adicionais para fundamentação das discussões sobre aspectos éticos relacionados aos conflitos socioambientais. - This article reflects on the possibilities and limitations of an in-service teachers’ development process, which deals with environmental education (EE), conceived and run as a research intervention, between 1998 and 2000, in Campinas, Sao Paulo, Brazil. It involved 21 teachers, from K-17, for a three semesters period. During the proposed development process, teachers studied two theoretical-methodological frameworks: the socioenvironmental conflict framework (Carvalho and Scotto, 1995) and the moral education framework (in the perspective of moral personality construction, proposed by Puig, 1998a). After that, they created classroom activities on a case study of socioenvironmental conflict. These activities resorted to methodological tools proposed for the development of several components and processes related to moral personality development. Evidence about the potential of the proposed teachers’ development process were demonstrated by: changes in their ideas about concepts and issues related to EE; changes in teachers’ personal habits; critical thinking about their own previous pedagogic practices and the development of new pedagogic practices by teachers working in several disciplines from different school levels. Some important constraints were found in relation to the length of time required for the teachers to go through all the steps of the process and the necessity for a better quality discussion about the ethical aspects of socioenvironmental conflicts.

Description

Keywords

Educação ambiental Formação continuada de professores Conflito socioambiental e educação Valores e educação ambiental

Citation

MANZOCHI, Lúcia Helena - Refletindo sobre uma experiência de formação continuada de professores: o projecto interface. Revista Interacções. Nº4 (2006), p.108-125

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Publisher

Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Educação

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