Repository logo
 
Publication

Arte na educação: práticas e reflexões

dc.contributor.advisorBarroca, Célia
dc.contributor.authorTeixeira, Teresa Sofia Gameiro Fernandes
dc.date.accessioned2019-08-21T15:02:30Z
dc.date.available2019-08-21T15:02:30Z
dc.date.issued2019-07-03
dc.descriptionMestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básicopt_PT
dc.description.abstractO presente relatório de investigação foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém. Este estudo está dividido em dois capítulos, o primeiro capítulo contempla a análise, e a reflexão sobre as aprendizagens das práticas pedagógicas desenvolvidas no âmbito dos estágios da Prática de Ensino Supervisionada. O segundo capítulo é contemplada a componente investigativa, e os instrumentos utilizados: observação, registos diários, conversas informais, questionários e entrevistas, sendo apresentados dois estudos: o primeiro, exploratório, de natureza qualitativa, realizado através de entrevistas a uma Educadora de Infância, a uma Professora do 1º Ciclo do Ensino Básico e a uma psicóloga educacional e contadora de histórias para as crianças. O segundo de natureza qualitativa, realizado através de um questionário, submetido a 10 educadores de infância e 10 professores do 1º Ciclo do Ensino Básico de um agrupamento de escolas da cidade de Santarém. Pretendendo-se com estes dois estudos aferir a importância dada às expressões artísticas na prática educativa em contexto de Pré-Escolar e Ensino do 1º CEB.pt_PT
dc.description.abstractThis research report was carried out within the scope of the Masters Degree of Preschool and Primary Education at the Higher School in the Instituto Politécnico de Santarém. This study is divided in two chapters, the first chapter contemplates the analysis, and the reflection on the learning of the pedagogical practices developed in the scope of the practices of the Supervised Teaching Practice. The second chapter covers the investigative component, and the instruments used: observation, daily records, informal conversations, questionnaires and interviews. Two studies were presented: the first of a quantitative nature, carried out through a questionnaire, submitted to 10 childhood educators and 10 teachers of the 1st Cycle of Basic Education of a grouping of schools in the city of Santarém; The second, exploratory, of a qualitative nature, carried out through interviews with a Childhood Educator, a Teacher of the 1st Cycle of Basic Education and an educational psychologist and storyteller for children. The aim of these two studies is to assess the importance given to artistic expressions in the educational practice in the context of Pre-School and teaching of the 1st CEB.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.other202272745
dc.identifier.tid202272745
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/2678
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectartept_PT
dc.subjectarte na educaçãopt_PT
dc.subjectexpressões artísticas e físico-motoraspt_PT
dc.subjectaprendizagempt_PT
dc.subjectpapel do(a) educador(a) e professor(a)pt_PT
dc.subjectlinguagens Artísticaspt_PT
dc.subjectartpt_PT
dc.subjectart in educationpt_PT
dc.subjectartistic and physical-motor expressionspt_PT
dc.subjectlearningpt_PT
dc.subjectrole of the educator and teacherpt_PT
dc.subjectartistic languagespt_PT
dc.titleArte na educação: práticas e reflexõespt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarémpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameDissertação de Mestradopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório final Teresa Teixeira.pdf
Size:
8.1 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: