Repository logo
 
Publication

O vídeo como recurso didático no processo de ensino-aprendizagem em ciências no ensino básico

dc.contributor.advisorLinhares, Elisabete
dc.contributor.authorGonçalves, Maria Manuel da Fonseca
dc.date.accessioned2017-01-05T23:49:09Z
dc.date.available2017-01-05T23:49:09Z
dc.date.issued2016-10-28
dc.descriptionRelatório de estágio para obtenção do grau de mestre em ensino do 1.º Ciclo e do 2.º ciclo do ensino básicopt_PT
dc.description.abstractO presente relatório de estágio foi elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico (CEB), na Escola Superior de Educação de Santarém e é constituído por duas partes. A primeira parte apresenta uma reflexão sobre o percurso realizado na Prática de Ensino Supervisionada em 1.º e 2.º CEB. Na segunda parte, é apresentada a componente investigativa centrada no vídeo como recurso didático no ensino das ciências desenvolvida numa turma de 4.º ano e outra de 6.º ano. Este estudo qualitativo sobre a própria prática profissional teve como objetivos: compreender de que forma os vídeos podem contribuir para a promoção de aprendizagens nas aulas de ciências e identificar as suas potencialidades e limitações. Os resultados salientam o contributo deste recurso para as aprendizagens e aumento do interesse dos alunos pelos conteúdos. Escolher um vídeo com as características adequadas poderá permitir superar as limitações identificadas.pt_PT
dc.description.abstractThis training report was written within the Master degree on Teaching of 1.st and 2.nd Cycles of Basic Education, in the Superior School of Education of Santarém and it is composed by two parts. The first part presents a reflection on the Supervised Teaching Practice pathway in the 1.st and 2.nd Cycles of Basic Education. The second one shows the investigative component centered on video as a didactic resource in science education realized with a 4th grade and a 6th grade classes. This qualitative study on own professional practice had as goals: understanding the way in which videos can contribute to the promotion of learning in sciences classes and identifying the potentialities and limitations. The outcomes highlight the contribution of this resource towards the students' learning process and increase students' interest in content. Choosing a video with the right characteristics may allow you to overcome the identified limitations.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/acceptedVersionpt_PT
dc.identifier.tid201384400
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/1665
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectrecurso didáticopt_PT
dc.subjectVídeopt_PT
dc.subjectensino-aprendizagempt_PT
dc.subjectensino das ciênciaspt_PT
dc.subjectinvestigação sobre a práticapt_PT
dc.subjectdidactic resourcept_PT
dc.subjectvideopt_PT
dc.subjectteaching and learningpt_PT
dc.subjectscience educationpt_PT
dc.subjectresearch in practicept_PT
dc.titleO vídeo como recurso didático no processo de ensino-aprendizagem em ciências no ensino básicopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarémpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório final_Maria Manuel Final.pdf
Size:
1.98 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: