Repository logo
 
Publication

A disciplina no pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico

dc.contributor.advisorSeixas, Sónia
dc.contributor.authorBotas, Patrícia Isabel Mendes de Oliveira
dc.date.accessioned2023-03-05T17:26:12Z
dc.date.available2023-03-05T17:26:12Z
dc.date.issued2023-02-13
dc.descriptionMestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básicopt_PT
dc.description.abstractO presente relatório final de estágio debruça-se sobre a temática da disciplina no Pré Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico, encontrando-se dividido em duas partes. A primeira parte apresenta os percursos realizados nos diversos estágios, durante o Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB). Na segunda parte é descrito o percurso investigativo desenvolvido, onde procurei conhecer e compreender os fatores que afetam a manutenção da disciplina e conhecer formas de prevenir ou alterar comportamentos disruptivos. O presente estudo é qualitativo, sendo que o instrumento utilizado foram as entrevistas, para poder conhecer a opinião dos entrevistados sobre o que entendem por (in)disciplina em contexto escolar. Os dados foram recolhidos através de entrevistas realizadas a educadoras, professoras e alunos do 1.º CEB. Os sujeitos da amostra foram duas educadoras de Creche e uma educadora do Jardim de Infância, três professoras do 1.º Ciclo do Ensino Básico, sendo uma delas do 2.º ano, outra do 3.º e outra do 4.º ano e oito crianças do 1.º CEB, todas pertencentes ao 2.º ano de escolaridade. A forma de análise dos dados recolhidos foi realizada através dos procedimentos de Bardin, nomeadamente a identificação das unidades de sentido e a sua categorização em categorias e subcategorias. Após a análise e organização dos dados, verificou-se que não existe uma concordância total entre os discursos dos sujeitos da amostra, existindo algumas discrepâncias. A definição de regras em conjunto com o grupo é importante para que haja um bom funcionamento e relacionamento em sala, sendo também essencial que o educador/professor conheça a sua criança num todo e que saiba agir perante qualquer situação. É de salientar que não existe uma única regra que seja aplicada a uma criança ou a um grupo sobre um determinado tema, pois todas as crianças são diferentes. Portanto, o modo como se atua, como se observa e se está em qualquer lugar, deve ser realizado de forma adequada, calma e correta, independentemente de cada caso em concreto.pt_PT
dc.description.abstractThis final internship report lays on discipline in pre-school and 1 st cycle of basic education, and it is divided in two different parts. The first part shows the path taken in the different internships, during the master´s in pre-school education and the 1 st cycle of basic education teaching. The second part shows the developed research path, where the main goal was to comprehend the diverse factors that affect the maintenance of discipline and know other ways to prevent and correct bad behaviors. The present study is qualitative, once the interviews where the main object of information to know the opinion of the people interviewed about discipline or the lack of it in scholar context. The data collected comes from interviews made to educators, teachers and 1 st cycle of basic education students. The sample is composed by two baby educators, one from a kindergarten, three 1 st cycle of basic education teachers, where one is from the 2nd year, other from the 3rd year and the last one teaches the 4th year and eight children from the 1 st cycle of basic education, all belonging to the 2nd year. The data collected were analyzed through the Bardin procedure, more specifically the identification of the meaning units and their categorization into categories and subcategories. After data organization and further analysis, was noted that is there no total correlation between the subject’s speeches, existing some discrepancies. Establish the rules together with the group is important to a good functioning and relationship in class, however it is essential that the educator/professor knows the children and knows how to act in any situation. It is noteworthy that there isn’t one single rule applied to one children or group of kids about one specific theme, once all kids are different. Therefore, how to act, how to observe and how to be in any place must be done properly, calmly and correctly, regardless of each particular case.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.other203239121
dc.identifier.tid203239121
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/4331
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectdisciplinapt_PT
dc.subjectjardim de infânciapt_PT
dc.subject1.ºCEBpt_PT
dc.subjecteducador/professorpt_PT
dc.subjectregraspt_PT
dc.subjectdisciplinept_PT
dc.subjectkindergartenpt_PT
dc.subject1st cycle of basic educationpt_PT
dc.subjecteducator/professorpt_PT
dc.subjectrulespt_PT
dc.titleA disciplina no pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básicopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarémpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameDissertação de Mestradopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Versão Final_Relatório Estágio_PatríciaBotas.pdf
Size:
3.69 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: