Repository logo
 
Publication

A língua portuguesa na resolução de problemas matemáticos por alunos do 2º Ciclo do ensino básico

dc.contributor.advisorSantos, Leonor
dc.contributor.authorPalha, Beatriz Alexandra Pina
dc.date.accessioned2017-08-10T10:35:33Z
dc.date.available2017-08-10T10:35:33Z
dc.date.issued2017-06-22
dc.descriptionRelatório de Estágio apresentado para a obtenção do grau de Mestre em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.description.abstractCom o presente Relatório Final de Estágio pretendo apresentar e dar a conhecer as experiências vivenciadas e o trabalho desenvolvido nos diversos estágios realizados em 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico, no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico, as aprendizagens adquiridas no decorrer da prática profissional e, por último, o estudo alusivo à temática “A língua portuguesa na resolução de problemas matemáticos por alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico”. No primeiro capítulo deste relatório, é possível encontrar a contextualização de cada estágio ao nível da caracterização da instituição, das planificações elaboradas e implementadas e do grupo de ensino, sendo igualmente referidas, de forma refletida, algumas situações vivenciadas na prática, referentes ao processo de ensino e aprendizagem de determinados conteúdos e à gestão de grupo e conflitos. De modo a dar resposta à questão investigativa, foram realizadas pesquisas e leituras baseadas em autores de referência que afirmam o quanto as áreas disciplinares de Português e de Matemática estão interligadas, uma vez que, para se compreender e interpretar os enunciados escritos de problemas em Matemática é fundamental o domínio da língua em que são apresentados. A pesquisa desenvolvida pretende tentar perceber o papel da língua portuguesa na resolução de problemas matemáticos por alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico. Os resultados do estudo, apesar de pouco conclusivos para a minha questão de pesquisa, preconizam dificuldades ao nível da organização do raciocínio e, posteriormente, a sua explicitação integral por escrito; da compreensão e interpretação dos enunciados das situações problemáticas devido à pouca fluência de leitura; entre outras dificuldades. O presente relatório termina com uma reflexão global sobre o meu desenvolvimento profissional ao longo de todo o Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º CEB.pt_PT
dc.description.abstractWith this Final Report of Internship I intend to present the experiences and the work carried out in the various internships of the 1st and 2nd Cycle of Basic Education, in the scope of the Masters in Education of the 1st and 2nd Cycle of Basic Education, the learning acquired in the practice of professional practice and, finally, the study allusive to the theme " The portuguese language in solving mathematical problems by 2nd Cycle of Basic Education students". In the first chapter of this report, it is possible to find the contextualization of each internship in the characterization of the institution, of the planned and implemented plannings and of the teaching group, reflecting on some situations experienced in practice, related to the teaching and learning process of certain contents and to group management and conflicts. In order to answer the research question, researches and readings were carried out based on reference authors that affirm how much the disciplinary areas of Portuguese and Mathematics are interconnected, since, in order to understand and interpret the written statements of problems in Mathematics it is essential to master the language in which they are presented. The research developed intends to try to understand the role of the Portuguese language in solving mathematical problems by students of the 2nd Cycle of Basic Education. The results of the study, although little conclusive for my research question, suggest difficulties in the organization of the reasoning and, later, its full explanation in writing; understanding and interpretation of problematic situations because of poor reading fluency; among other difficulties. This report ends with an overall reflection on my professional development throughout the master’s degree in Teaching the 1st and 2nd Cycle of Basic Education.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.tid201726653
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/1812
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectportuguêspt_PT
dc.subjectmatemáticapt_PT
dc.subjectresolução de problemaspt_PT
dc.subjectportuguesept_PT
dc.subjectmathematicspt_PT
dc.subjectproblem solvingpt_PT
dc.titleA língua portuguesa na resolução de problemas matemáticos por alunos do 2º Ciclo do ensino básicopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarém, Portugalpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEnsino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório Final de Estágio_Beatriz Palha.pdf
Size:
4.13 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: