Repository logo
 
Publication

Analisar as representações e experiências das famílias acerca da relação família-escola na educação pré-escolar

dc.contributor.advisorPappámikail, Lia
dc.contributor.authorCassaca, Inês Maria Sousa
dc.date.accessioned2023-12-09T17:28:17Z
dc.date.available2023-12-09T17:28:17Z
dc.date.issued2023-11-15
dc.descriptionMestrado em Educação Pré-Escolarpt_PT
dc.description.abstractO presente relatório surge no âmbito da Unidade Curricular de Investigação na Prática de Ensino Supervisionada, integrada no Mestrado em Educação Pré-Escolar. Está organizado em duas partes principais: a primeira é uma revisão crítica do percurso trilhado no decorrer das práticas de ensino supervisionadas, sublinhando as aprendizagens obtidas nos diversos contextos da prática profissional; a segunda parte focaliza-se na componente investigativa, tendo sido realizado um estudo sobre as representações e experiências das famílias acerca da relação família-escola na educação pré-escolar. A investigação, assente sobre uma abordagem qualitativa, não foi realizada no decorrer do estágio em contexto de Pré-Escolar, embora tenha sido nestes que surgiu o interesse de explorar esta temática. Todos os dados foram obtidos através da realização de entrevistas semiestruturadas, complementada com análise documental acerca do tema. Os resultados deste estudo vêm demonstrar que ainda existem algumas lacunas no que diz respeito à dinamização da relação entre a escola e a família, impondo-se muitas vezes barreiras difíceis de transpor. Constatou-se, no entanto, que estas barreiras não são percebidas pela maioria dos/as entrevistados/as enquanto tal, estando naturalizadas as modalidades convencionais de relação e envolvimento. A partir dos resultados, foram avançadas algumas estratégias para o estabelecimento de uma relação família-escola que promova o envolvimento e a participação.pt_PT
dc.description.abstractThis report is part of the Curricular Unit on Research in Supervised Teaching Practice, part of the Master's Degree in Pre-School Education. It is organized into two main parts: the first is a critical review of the path followed during the supervised teaching practices, highlighting the lessons learned in the various contexts of professional practice; the second part focuses on the investigative component, having carried out a study on the representations and experiences of families about the family-school relationship in pre-school education. This research, based on a qualitative approach, was not carried out during the pre-school stage, although it was during this stage that the interest in exploring this theme arose. All the data was obtained through semi-structured interviews, complemented by document analysis on the subject. The results of this study show that there are still some gaps in the relationship between the school and the family, often imposing barriers that are difficult to overcome. It was found, however, that these barriers are not perceived as such by the majority of those interviewed, and that the conventional forms of relationship and involvement are naturalized. Based on the results, some strategies were put forward for establishing a family school relationship that promotes involvement and participation.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.other203416163
dc.identifier.tid203416163
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/4602
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectescolapt_PT
dc.subjectfamíliapt_PT
dc.subjectrelaçãopt_PT
dc.subjectanálisept_PT
dc.subjectpré-escolarpt_PT
dc.subjectschoolpt_PT
dc.subjectfamilypt_PT
dc.subjectrelationshippt_PT
dc.subjectanalysispt_PT
dc.subjectpreschoolpt_PT
dc.titleAnalisar as representações e experiências das famílias acerca da relação família-escola na educação pré-escolarpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarémpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.levelDissertação de Mestradopt_PT
thesis.degree.nameEducação Pré-Escolar

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório Estágio_MEPRE_ Ines Cassaca.pdf
Size:
3.32 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: