Repository logo
 
Publication

Literacia e ensino da compreensão na leitura

dc.contributor.authorCarvalho, Carolina
dc.contributor.authorSousa, Otília
dc.date.accessioned2011-08-24T11:02:27Z
dc.date.available2011-08-24T11:02:27Z
dc.date.issued2011
dc.description.abstractEste artigo visa refletir sobre os conceitos de literacia e de ensino de compreensão na leitura. Distante do conceito de alfabetização, o conceito de literacia atualiza necessidades da sociedade contemporânea em relação às competências de leitura. Ensinar a ler com eficácia tornou-se para a escola um desafio, dado que a leitura extravasou em muito o espaço escolar e a vida acadêmica e tornou-se uma ferramenta essencial para aprender, agir, interagir e participar no mundo atual. A relação entre ser capaz de ler e ser capaz de compreender nem sempre é uma constante. Assim, o ensino explícito de estratégias que permitam ao leitor compreender o que lê torna-se uma tarefa a cumprir de modo a dar possibilidade a todos os alunos de continuarem com sucesso a aprender na escola, mas também de poderem aprender em contextos profissionais e a agir em sociedade. - This paper presents a reflection on the concepts of literacy and reading comprehension. Reading literacy updates the needs of contemporary society regarding to reading skills. The teaching of reading comprehension became a challenge to the school, given that reading is everyday less restricted to the school and the academic life being an essential tool to learn, act, interact and participate in today's world. The relationship between being able to read and being able to understand it is not a constant. Thus, the explicit teaching of strategies for enabling readers to understand fully what they read becomes a fundamental task to give students the opportunity to continue learning in school successfully. It also enables them to keep learning in professional contexts, and to be able to act in society.por
dc.identifier.citationCarvalho,C. & Sousa, O. (2011). Literacia e ensino da compreensão na leitura. Revista Interacções,19(7),109-126por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/530
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherInstituto Politécnico de Santarém. Escola Superior de Educaçãopor
dc.relation.publisherversionhttp://nonio.eses.pt/interaccoes/artigos/S6%20-%20Carvalho%20&%20Sousa.pdfpor
dc.subjectCompreensão na leiturapor
dc.subjectLiteraciapor
dc.subjectPráticas de ensinopor
dc.subjectEstratégias de leiturapor
dc.titleLiteracia e ensino da compreensão na leiturapor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarémpor
oaire.citation.endPage126p.por
oaire.citation.startPage109p.por
oaire.citation.titleRevista Interacçõespor
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
S6 - Carvalho & Sousa.pdf
Size:
266.15 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: