Repository logo
 
Publication

A motivação no processo de ensino-aprendizagem no jardim de infância e no 1.º ciclo do ensino básico

dc.contributor.advisorBranco, Neusa
dc.contributor.authorSilva, Inês Santos
dc.date.accessioned2016-12-28T16:55:05Z
dc.date.available2016-12-28T16:55:05Z
dc.date.issued2016-11-23
dc.descriptionRelatório de estágio apresentado para a obtenção do grau de mestre na área de Educação Pré-Escolar e de Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.description.abstractO presente relatório de estágio refere as aprendizagens realizadas ao longo dos períodos de estágios em diferentes contextos: Creche, Jardim-de-Infância e 1.º Ciclo do Ensino. Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de refletir sobre o contributo da prática educativa experienciada para o desenvolvimento pessoal e profissional. Além disso, integra uma componente investigativa que diz respeito ao papel da motivação dos alunos, na perspetiva de uma docente de 1.º Ciclo de Ensino Básico, de uma Educadora de infância e das crianças. Os resultados evidenciam que as crianças para se sentirem motivadas precisam de estar envolvidas nas atividades propostas e, sobretudo, de serem ouvidas. O papel do professor e do educador de infância é visto por todos os intervenientes como essencial, ando particular ênfase à sua postura, à sua linguagem e à sua relação com as crianças.pt_PT
dc.description.abstractThis final work refers to learning conducted over the periods of internships in different contexts: nursery school, kindergarten and elementary school. This work was developed with the objective of reflecting on educational practice experienced for personal and professional development. The investigative part of this work concerns the way to motivate the students, from the perspective of a teacher of elementary school, a childhood educator and the children’s perspective. It was concluded that children to feel motivated, they need to be involved in the proposed activities and they should be listen by the adult. The role of the teacher and early childhood educator is essential about their posture, their language and their relationship with the children.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/acceptedVersionpt_PT
dc.identifier.tid201461064
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/1655
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectmotivaçãopt_PT
dc.subjectprocesso de ensino-aprendizagempt_PT
dc.subjectestratégiaspt_PT
dc.subjectcriançaspt_PT
dc.subjectmotivationpt_PT
dc.subjectteaching-learning processpt_PT
dc.subjectstrategiespt_PT
dc.subjectchildpt_PT
dc.titleA motivação no processo de ensino-aprendizagem no jardim de infância e no 1.º ciclo do ensino básicopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarémpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório FinalPréPri2016_InêsSilva.pdf
Size:
3.04 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: