Repository logo
 
Publication

A importância da organização do ambiente educativo na aprendizagem das crianças

dc.contributor.advisorCardona, Maria João
dc.contributor.authorBorges, Joana Filipa Lemos
dc.date.accessioned2019-08-21T15:29:50Z
dc.date.available2019-08-21T15:29:50Z
dc.date.issued2019-07-19
dc.descriptionMestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básicopt_PT
dc.description.abstractO presente relatório está dividido em duas partes essenciais. A primeira, referente à prática pedagógica realizada ao longo dos semestres do Mestrado em Educação Pré- Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e a segunda relativa às duas questões de pesquisa que surgiram dessa prática. Assim, na primeira encontra-se a descrição das aprendizagens decorrentes dos estágios em creche, jardim de infância, e em 1.º ciclo do ensino básico, em dois anos diferentes de escolaridade. Na segunda parte, é apresentada a pesquisa realizada que se debruça sobre a importância da organização do ambiente educativo na aprendizagem das crianças no pré-escolar. Para a realização deste estudo foi utilizado um questionário a quarenta educadores de infância de rede pública e privada. Através deste estudo foram tiradas algumas conclusões sobre a importância na aprendizagem das crianças e sobre a relevância deste estudo poder ser alargado ao 1º Ciclo. O relatório termina com uma reflexão sobre todo o processo de aprendizagem realizado.pt_PT
dc.description.abstractThis report is divided into two essential parts. The first one, referring to the pedagogical practice carried out during the semesters of the Master's Degree in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education (CEB) and the second related to the two research questions that emerged from this practice. Thus, in the first one is the description of the apprenticeships derived from the stages in kindergarten, kindergarten, and in the 1st cycle of basic education, in two different years of schooling. In the second part, the research carried out that deals with the importance of the organization of the educational environment in pre-school children's learning is presented. For the accomplishment of this study a questionnaire was used to forty educators of infancy of public and private network. Through this study, some conclusions were drawn about the importance of children's learning and about the relevance of this study to be extended to 1st Cycle. The report ends with a reflection on the entire learning process.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.other202274128
dc.identifier.tid202274128
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/2682
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectambiente educativopt_PT
dc.subjectaprendizagempt_PT
dc.subjectprática pedagógicapt_PT
dc.subjecteducational environmentpt_PT
dc.subjectlearningpt_PT
dc.subjectpedagogical practicept_PT
dc.titleA importância da organização do ambiente educativo na aprendizagem das criançaspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarémpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameDissertação de Mestradopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório Joana Borges Versão Final.pdf
Size:
1.69 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: