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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Novos contextos culturais e sociais trouxeram para a Escola nos últimos 30 anos
novos e grandes desafios, a que nem sempre esta consegue responder de forma
eficaz e eficiente, prevenindo certos comportamentos de risco ou evitando mesmo
interferências graves na vida particular e social das crianças e jovens que a
frequentam. Falamos de fenómenos como o cyberbullying, que acontecem cada vez
com mais frequência dentro e fora do espaço Escola.
Frequentemente a adopção de determinadas práticas, facilitadas nos últimos
anos pela universalização dos recursos tecnológicos, mesmo que sem consciência
absoluta dos riscos inerentes, desencadeia processos invasivos nas vidas de muitas
crianças e jovens sem que familiares, professores ou outros adultos que lhes são
próximos, se apercebam.
Neste artigo teremos então como preocupação central reflectir sobre alguns
destes riscos que lhes estão inerentes e enunciar algumas formas de os prevenir,
apoiando-nos nalgumas experiências relatadas por jovens, no âmbito de acções do
programa nacional Segurança na Internet. Será ainda uma preocupação presente a
contextualização do tema e de acções disponíveis a nível nacional e internacional para
crianças, jovens, pais/encarregados de educação e professores, com o propósito de
deixar pistas para o aprofundamento do tema.
Description
Keywords
Tecnologias de informação e comunicação Crianças e jovens Riscos Desafios Ciber-intimidação / Cyberbullying
Citation
NOVO, Cristina - Bullying e as tecnologias da comunicação:do uso ao abuso. Revista Interacções. Nº13 (2009), p. 327-337
Publisher
IPS - Escola Superior de Educação de Santarém