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As técnicas alternadas em natação pura desportiva: modelo biomecânico, modelo técnico e modelo de ensino
dc.contributor.author | Conceição, Ana | |
dc.contributor.author | Garrido, Nuno | |
dc.contributor.author | Marinho, Daniel | |
dc.contributor.author | Costa, Aldo | |
dc.contributor.author | Barbosa, Tiago | |
dc.contributor.author | Reis, Vitor | |
dc.contributor.author | Ferraz, Cristina | |
dc.contributor.author | Silva, António | |
dc.contributor.author | Louro, Hugo | |
dc.date.accessioned | 2021-08-19T17:45:28Z | |
dc.date.available | 2021-08-19T17:45:28Z | |
dc.date.issued | 2011 | |
dc.description.abstract | ensino das técnicas de nado constitui uma etapa fundamental na formação das competências do nadador. Assim, ensinar e aperfeiçoar as técnicas de nado são actos pedagógicos que devem sempre orientar-se para a preparação do quadro de competências específicas do nadador. Importa referir, que a aprendizagem técnica, forma particular da aprendizagem motora, constitui uma complexa actividade neuromotora. Esta envolve a totalidade do sujeito num conjunto de relações circulares de assimilação-acomodação mediante as tensões do envolvimento e ulteriores adaptações consubstanciadas em níveis organizacionais de complexidade crescente e, por isso, também de competência motora crescente. Neste contexto, desempenha um papel fundamental a hierarquização destas tensões, ou estímulos, a que são submetidos os sujeitos da aprendizagem. Para que se verifique uma aprendizagem eficaz, é fundamental que no ensino de qualquer técnica de nado se estabeleça um programa de trabalho sequencialmente correcto, partindo dos elementos constituintes da técnica, e ir realizando pequenos acréscimos até se chegar à técnica global. Qualquer programa de ensino pretende estimular o desenvolvimento e aprendizagem das capacidades motoras do aluno. Para que se possa repercutir em efeitos positivos, o ensino da natação deve basear-se na sequencialização e hierarquização dos conteúdos a serem transmitidos; na quantidade de informação a transmitir; na qualidade da execução que se pretende atingir; e no envolvimento do professor/treinador no seio de todo o processo (Sarmento, 1994). | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Conceição, A.; Garrido ,N.; Marinho, D.; Costa, A.; Barbosa, T.; Louro ,H.; Reis, V.; Ferraz, C. & Silva, A. (2011). As técnicas alternadas em natação pura desportiva: modelo biomecânico, modelo técnico e modelo de ensino. UTAD | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-972-669-991-0 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.15/3619 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | UTAD | pt_PT |
dc.subject | natação | pt_PT |
dc.subject | natação pura | pt_PT |
dc.subject | modelo técnico | pt_PT |
dc.subject | modelo biomecânico | pt_PT |
dc.subject | modelo de ensino | pt_PT |
dc.title | As técnicas alternadas em natação pura desportiva: modelo biomecânico, modelo técnico e modelo de ensino | pt_PT |
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oaire.citation.conferencePlace | Vila Real | pt_PT |
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person.givenName | Ana | |
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person.identifier.ciencia-id | 6F1E-2607-3DA6 | |
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person.identifier.orcid | 0000-0002-8109-4875 | |
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