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As técnicas alternadas em natação pura desportiva: modelo biomecânico, modelo técnico e modelo de ensino

dc.contributor.authorConceição, Ana
dc.contributor.authorGarrido, Nuno
dc.contributor.authorMarinho, Daniel
dc.contributor.authorCosta, Aldo
dc.contributor.authorBarbosa, Tiago
dc.contributor.authorReis, Vitor
dc.contributor.authorFerraz, Cristina
dc.contributor.authorSilva, António
dc.contributor.authorLouro, Hugo
dc.date.accessioned2021-08-19T17:45:28Z
dc.date.available2021-08-19T17:45:28Z
dc.date.issued2011
dc.description.abstractensino das técnicas de nado constitui uma etapa fundamental na formação das competências do nadador. Assim, ensinar e aperfeiçoar as técnicas de nado são actos pedagógicos que devem sempre orientar-se para a preparação do quadro de competências específicas do nadador. Importa referir, que a aprendizagem técnica, forma particular da aprendizagem motora, constitui uma complexa actividade neuromotora. Esta envolve a totalidade do sujeito num conjunto de relações circulares de assimilação-acomodação mediante as tensões do envolvimento e ulteriores adaptações consubstanciadas em níveis organizacionais de complexidade crescente e, por isso, também de competência motora crescente. Neste contexto, desempenha um papel fundamental a hierarquização destas tensões, ou estímulos, a que são submetidos os sujeitos da aprendizagem. Para que se verifique uma aprendizagem eficaz, é fundamental que no ensino de qualquer técnica de nado se estabeleça um programa de trabalho sequencialmente correcto, partindo dos elementos constituintes da técnica, e ir realizando pequenos acréscimos até se chegar à técnica global. Qualquer programa de ensino pretende estimular o desenvolvimento e aprendizagem das capacidades motoras do aluno. Para que se possa repercutir em efeitos positivos, o ensino da natação deve basear-se na sequencialização e hierarquização dos conteúdos a serem transmitidos; na quantidade de informação a transmitir; na qualidade da execução que se pretende atingir; e no envolvimento do professor/treinador no seio de todo o processo (Sarmento, 1994).pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationConceição, A.; Garrido ,N.; Marinho, D.; Costa, A.; Barbosa, T.; Louro ,H.; Reis, V.; Ferraz, C. & Silva, A. (2011). As técnicas alternadas em natação pura desportiva: modelo biomecânico, modelo técnico e modelo de ensino. UTADpt_PT
dc.identifier.isbn978-972-669-991-0
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/3619
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUTADpt_PT
dc.subjectnataçãopt_PT
dc.subjectnatação purapt_PT
dc.subjectmodelo técnicopt_PT
dc.subjectmodelo biomecânicopt_PT
dc.subjectmodelo de ensinopt_PT
dc.titleAs técnicas alternadas em natação pura desportiva: modelo biomecânico, modelo técnico e modelo de ensinopt_PT
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dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceVila Realpt_PT
person.familyNameConceição
person.familyNameLouro
person.givenNameAna
person.givenNameHugo
person.identifier1741759
person.identifier1741645
person.identifier.ciencia-id6F1E-2607-3DA6
person.identifier.ciencia-id8019-E11F-9609
person.identifier.orcid0000-0002-8109-4875
person.identifier.orcid0000-0001-5635-2476
person.identifier.scopus-author-id26425142800
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookpt_PT
relation.isAuthorOfPublication3779cb02-16b2-46b7-a2ca-2206f8709781
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livro_complilado_alternadas_2009010.pdf
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