Repository logo
 
Publication

A importância dos materiais lúdicos, sobretudo dos jogos, no dia-a-dia das crianças em idade pré-escolar

dc.contributor.advisorTagarro, Marta
dc.contributor.authorSousa, Ana Rita Rocha de
dc.date.accessioned2020-08-13T10:49:43Z
dc.date.available2020-08-13T10:49:43Z
dc.date.issued2020-06-09
dc.descriptionMestrado em Educação Pré-Escolarpt_PT
dc.description.abstractEste relatório perspetiva o percurso investigativo e também formativo, como forma de obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e divide-se essencialmente em duas partes. Numa primeira parte foi feita uma descrição/reflexão do percurso realizado nas práticas de ensino supervisionadas em contexto de Jardim de infância e Creche, e numa segunda parte apresenta-se toda a investigação desenvolvida. A investigação assenta sobre a importância que os materiais lúdicos e os jogos têm no desenvolvimento e aprendizagem das crianças diariamente nas Creches e Jardins de Infância e é de caráter qualitativo. Como instrumentos de recolha de dados recorreu-se a entrevistas, inquérito por questionário e análise documental, que permitiram responder através da perspetiva de cinco educadoras de infância, e dois especialistas de instituições educativas e de apoio à infância, às questões orientadoras inicialmente formuladas. Os resultados da investigação indicam que através dos materiais lúdicos as crianças desenvolvem a sua imaginação, aprendem a respeitar regras e a autonomia.pt_PT
dc.description.abstractThis assignment conceptualizes the investigative and formative paths, as a way to obtain a Masters in Pre-School Education, and it’s essentially divided in two parts. Firstly, it was made a description/reflection on the course of the supervised teaching practices done in a Daycare and Kindergarten environments. Secondly, it presents all the developed research. The research, of a qualitative type, deals with the playful materials and how important these can be for the development and, therefore, learning of the infants who are at Daycares and Kindergartens on a daily basis. Interviews, questionnaire surveys and documental analyses, were the methods used to gather information. This data was given by five Kindergarten teachers and two Educative Institution specialists, who honestly provided their perspectives on the previous oriented and elaborated questions. The results of the investigation have indicated that, throughout recreational and pedagogical materials, kids can develop their imagination, learn rules and become most autonomous.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.other202506827
dc.identifier.tid202506827
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/3010
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectmateriais lúdicospt_PT
dc.subjectjogospt_PT
dc.subjectdesenvolvimento e aprendizagempt_PT
dc.subjectplayful materialspt_PT
dc.subjectgamespt_PT
dc.subjectdevelopment and learningpt_PT
dc.titleA importância dos materiais lúdicos, sobretudo dos jogos, no dia-a-dia das crianças em idade pré-escolarpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarémpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.levelDissertação de Mestradopt_PT
thesis.degree.nameEducação Pré-Escolar

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Ana Rita Sousa- relatório final.pdf
Size:
2.21 MB
Format:
Adobe Portable Document Format