Browsing by Issue Date, starting with "2020-06-09"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- A importância dos materiais lúdicos, sobretudo dos jogos, no dia-a-dia das crianças em idade pré-escolarPublication . Sousa, Ana Rita Rocha de; Tagarro, MartaEste relatório perspetiva o percurso investigativo e também formativo, como forma de obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e divide-se essencialmente em duas partes. Numa primeira parte foi feita uma descrição/reflexão do percurso realizado nas práticas de ensino supervisionadas em contexto de Jardim de infância e Creche, e numa segunda parte apresenta-se toda a investigação desenvolvida. A investigação assenta sobre a importância que os materiais lúdicos e os jogos têm no desenvolvimento e aprendizagem das crianças diariamente nas Creches e Jardins de Infância e é de caráter qualitativo. Como instrumentos de recolha de dados recorreu-se a entrevistas, inquérito por questionário e análise documental, que permitiram responder através da perspetiva de cinco educadoras de infância, e dois especialistas de instituições educativas e de apoio à infância, às questões orientadoras inicialmente formuladas. Os resultados da investigação indicam que através dos materiais lúdicos as crianças desenvolvem a sua imaginação, aprendem a respeitar regras e a autonomia.
- Fitness trainers’ use of need-supportive and need-thwarting behaviors: the role of gender, fitness activity, and professional experiencePublication . Rodrigues, Filipe; Macedo, Rita; Teixeira, Diogo; Cid, Luis; Monteiro, DiogoObjective: The assessment of interventions designed to improve communication skills of trainers has become an interesting research focus among the scholar community. Yet, literature is scarce on how trainer characteristics could influence behaviors expressed by fitness trainers when interacting with gym members. The present research aimed to examine the role of gender, fitness activity, and work experience of fitness trainers use of need-supportive and need-thwarting behaviors. Method: In total, 468 trainers (female = 213; male = 255) aged between 19 and 46 years (M = 29.20; SD = 4.39) were recruited for the present study. Results: The measurement model provided acceptable fit in each group under analysis. Additionally, the multigroup analysis revealed invariance between gender, fitness activities, and working experience. Conclusion: Regarding the measurement of need-supportive and need-thwarting behaviors, the measure under analysis can be applied reliably to fitness trainers with different characteristics.