Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
11.09 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Esta narrativa tem como objetivo apresentar exemplos de práticas inovadoras na área das ciências, a partir do caso do Agrupamento de Escolas Gardunha e Xisto e do Agrupamento de Escolas do Gavião, alinhadas quer com a investigação recente nesta área, quer com os documentos curriculares. Essas práticas tiveram em comum três princípios: a relevância da contextualização do ensino, a relevância da aprendizagem baseada em investigação, e a relevância da integração inter/transdisciplinar de várias disciplinas. Ao longo da narrativa,
colocamos em evidência exemplos ilustrativos sobre o modo como estas práticas foram desenvolvidas e concretizadas, nos dois agrupamentos de escolas, apresentando os seus contributos para a promoção das aprendizagens dos alunos e o desenvolvimento de diversas competências, como são exemplo planear e levar a cabo uma investigação, comunicar resultados aos colegas e à comunidade.
Description
Keywords
educação em ciências contextualização do ensino aprendizagem baseada em investigação integração inter/transdisciplinar
Citation
Baptista, M., Ferreira, S., Correia, M., & Contente, J. (2023). Práticas inovadoras na área das ciências. In A. Lopes, A. Lobo, A. Sérgio & F. Candeias (Orgs.), DICA: Divulgar, Inovar, Colaborar, Aprender – 2023 (pp. 230-241). Conselho Nacional de Educação.