Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A Gestão dos registros acadêmicos do Instituto Federal de Brasília: o desenvolvimento à luz das competências gerenciais

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
TRABALHO DE PROJETO IPS- Francisco Costa.pdf1.23 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente trabalho, integrante do Mestrado em Administração Educacional do Instituto Politécnico de Santarém, foi desenvolvido com o objetivo principal de estabelecer diretrizes de capacitação para os gestores dos Registros Acadêmicos do IFB. A investigação foi de natureza aplicada, e a metodologia de pesquisa se caracterizou pelo caráter misto, sendo um trabalho de cunho qualitativo e quantitativo, cuja abordagem se delineou no viés descritivo, exploratório e interpretativo. Os instrumentos de coleta utilizados foram a análise documental, entrevista semiestruturada e questionários, inseridos na etapa do mapeamento das competências gerenciais, o qual foi resultado da análise temática e de conteúdo aplicada neste processo. O cenário da pesquisa foi composto pelos dez campi do IFB, tendo como atores os atuais coordenadores e servidores que atuaram na função por pelo menos um ano. Como resultado do estudo foram apresentados, inicialmente, os perfis dos gestores, ressaltando aspectos como o tempo de serviço institucional, formação acadêmica e experiência em gestão. Na sequência são expostas as competências gerenciais, as quais foram dimensionadas e categorizadas, seguidas dos dados referentes ao nível de importância e de domínio dessas competências, por parte dos gestores. Finalizando os resultados desta pesquisa, foi elaborado, como proposta de intervenção, um plano de capacitação com base nas necessidades de aperfeiçoamento das competências, detectadas durante o processo de análise, estando inseridos neste plano, as áreas prioritárias e o programa estratégico de capacitação. A apresentação deste plano representa o alcance do objetivo geral deste trabalho. Na parte final foram abordadas algumas contribuições desta pesquisa, bem como recomendações inerentes aos resultados desta investigação, as quais, de forma sucinta, demonstram a importância deste estudo para o aprimoramento desses profissionais e, por consequência, para o desenvolvimento institucional.
The present study, an integral part of the Master's in Educational Administration of the Polytechnic Institute of Santarém, was developed with the main objective of establishing training guidelines for managers of the Academic Records of the IFB. The investigation was of an applied nature, and the research methodology was characterized by its mixed character, being a qualitative and quantitative work, whose approach was outlined in the descriptive, exploratory, and interpretive bias. The collection instruments used were document analysis, semi-structured interviews, and questionnaires, inserted in the stage of mapping the managerial competencies, which was the result of the thematic and content analysis applied in this process. The research scenario was composed of the ten IFB campuses, having as actors the current coordinators and servers who worked in the function for at least one year. As a result of the study, the profiles of the managers were initially presented, highlighting aspects such as the time of institutional service, academic background and management experience. Next, the managerial competencies are presented, which were sized and categorized, followed by data on the level of importance and mastery of these competencies by the managers. Finalizing the results of this research, a training plan was developed as an intervention proposal, based on the needs for improvement of the competencies detected during the analysis process. The presentation of this plan represents the achievement of the general objective of this work. In the final part, some contributions of this research were addressed, as well as recommendations inherent to the results of this investigation, which briefly demonstrate the importance of this study for the improvement of these professionals and, consequently, for institutional development.

Description

Mestrado em Ciências da Educação/Administração Educacional

Keywords

gestão por competências competências gerenciais mapeamento de competências capacitação competency management managerial competencies competency mapping training

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue