Browsing by Issue Date, starting with "2021-12-13"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A Gestão dos registros acadêmicos do Instituto Federal de Brasília: o desenvolvimento à luz das competências gerenciaisPublication . Costa, Francisco Rosemberg Leite da; Dias, Paulo; Delgado, LuísaO presente trabalho, integrante do Mestrado em Administração Educacional do Instituto Politécnico de Santarém, foi desenvolvido com o objetivo principal de estabelecer diretrizes de capacitação para os gestores dos Registros Acadêmicos do IFB. A investigação foi de natureza aplicada, e a metodologia de pesquisa se caracterizou pelo caráter misto, sendo um trabalho de cunho qualitativo e quantitativo, cuja abordagem se delineou no viés descritivo, exploratório e interpretativo. Os instrumentos de coleta utilizados foram a análise documental, entrevista semiestruturada e questionários, inseridos na etapa do mapeamento das competências gerenciais, o qual foi resultado da análise temática e de conteúdo aplicada neste processo. O cenário da pesquisa foi composto pelos dez campi do IFB, tendo como atores os atuais coordenadores e servidores que atuaram na função por pelo menos um ano. Como resultado do estudo foram apresentados, inicialmente, os perfis dos gestores, ressaltando aspectos como o tempo de serviço institucional, formação acadêmica e experiência em gestão. Na sequência são expostas as competências gerenciais, as quais foram dimensionadas e categorizadas, seguidas dos dados referentes ao nível de importância e de domínio dessas competências, por parte dos gestores. Finalizando os resultados desta pesquisa, foi elaborado, como proposta de intervenção, um plano de capacitação com base nas necessidades de aperfeiçoamento das competências, detectadas durante o processo de análise, estando inseridos neste plano, as áreas prioritárias e o programa estratégico de capacitação. A apresentação deste plano representa o alcance do objetivo geral deste trabalho. Na parte final foram abordadas algumas contribuições desta pesquisa, bem como recomendações inerentes aos resultados desta investigação, as quais, de forma sucinta, demonstram a importância deste estudo para o aprimoramento desses profissionais e, por consequência, para o desenvolvimento institucional.