Repository logo
 
Publication

Diversidade de relações escola-família e mecanismos de envolvimento nas dinâmicas escolares

dc.contributor.advisorMarques, Ramiro
dc.contributor.authorValente, Patrícia Sofia Rosa
dc.date.accessioned2017-08-14T16:21:26Z
dc.date.available2017-08-14T16:21:26Z
dc.date.issued2014-07-03
dc.descriptionRelatório de estágio apresentado para a obtenção do Grau de Mestre na especialidade Profissional de Educaçãp Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.description.abstractO Relatório Final Diversidade de Relações Escola-Família e Mecanismos de Envolvimento nas Dinâmicas Escolares tem como finalidade abordar a Relação Escola- Família numa vertente sociológica, onde as variáveis sociais que influenciam esta relação e parceria – Género, Estrutura familiar, Profissão dos pais, Nível socioeconómico, Classe social e Cultura e Etnicidade - são o enfoque primordial. Concludentemente, procura-se justificar e dar a conhecer os benefícios que as relações positivas e colaborantes que se estabelecem entre famílias e instituições escolares, considerando igualmente os seus profissionais, poderão ter no desenvolvimento de cada criança, tendo em conta as suas especificidades familiares, sociais, escolares, emocionais e cognitivas. Ao longo deste relatório, que surgiu em torno da questão-problema - Como é que a escola/professor lida com a diversidade de Relações Escola-Família e quais os mecanismos que mobiliza e tem ao dispor para que os pais se envolvam nas dinâmicas escolares? - apresento uma breve contextualização e caracterização dos níveis de ensino em que estagiei – Creche, Pré-Escolar e 1º Ciclo do E.B - e a partir dos quais iniciei a minha investigação. Ainda a par disto, este relatório é complementado com um quadro teórico de referência, a partir do qual estão fundamentadas as vivências, intenções, objetivos e dúvidas despoletadas em cada contexto que integrei, aludindo ainda à importância da Relação Escola-Família, às modalidades de participação, à legislação e programas que prevêem este tipo de relação em cada nível de ensino, tal como às variáveis sociais determinantes ao estabelecimento ou não desta relação de colaboração entre a escola e as famílias. Para finalizar, o relatório abaixo apresentado está assente num trabalho de investigação que procura dar a conhecer melhor a realidade vivida em três contextos educativos distintos mas complementares onde a Relação Escola-Família é ainda um “mundo” por explorar.pt_PT
dc.description.abstractThe Final Report Diversity School-Family Relations and Dynamic Mechanisms of Involvement in School aims to address the school-family relationship in a sociological perspective, where social variables that influence this relationship and partnership - Gender, family structure, occupation of parents , socio-economic level, social class and Culture and Ethnicity - are the primary focus. Conclusively, seek to justify and publicize the benefits that positive and cooperating relationships established between families and school institutions, considering also their professional may have on the development of each child, taking into account their specific family, social , educational, emotional and cognitive. Throughout this report, which arose from the problem-question - How does the school / teacher deals with the diversity of School-Family Relations and the mechanisms that mobilizes and provides you so that parents are involved in school dynamics? - Present a brief background and characterization of levels of education where I interned – Day care, Preschool and 1st cycle of basic education - and from which I started my research. Yet aware of this, this report is supplemented with a theoretical framework, from which the experiences, intentions, objectives and questions triggered are grounded in each context that I joined, even alluding to the importance of schoolfamily relationship, the methods of participation, legislation and programs that provide this type of relationship at each level of education as determinants establishing social variables, or not, this collaborative relationship between the school and families. Finally, the report presented is based on a research project that seeks to better understand the reality lived in three distinct but complementary educational contexts where the school-family relationship is still a "world" to explore.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.tid201159910
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/1847
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectcriançaspt_PT
dc.subjectfamíliaspt_PT
dc.subjectrelação escola-famíliapt_PT
dc.subjectcrechept_PT
dc.subject1º Ciclopt_PT
dc.subjecteducação pré-escolarpt_PT
dc.subjectestratégias e modalidades de participaçãopt_PT
dc.subjectfactores de participação ou não-participaçãopt_PT
dc.subjectvariáveis sociaispt_PT
dc.subjectPlanificaçãopt_PT
dc.subjectchildrenpt_PT
dc.subjectschool-family relationshippt_PT
dc.subjectfamiliespt_PT
dc.subjectday carept_PT
dc.subjectstrategies and forms of participationpt_PT
dc.subjectfactors of participation or nonparticipationpt_PT
dc.subjectsocial variablespt_PT
dc.subjectplanningpt_PT
dc.titleDiversidade de relações escola-família e mecanismos de envolvimento nas dinâmicas escolarespt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarém, Portugalpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEducação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório Final de Mestrado.pdf
Size:
2.12 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: