Repository logo
 
Publication

A autorregulação da aprendizagem nas primeiras idades

dc.contributor.advisorPiscalho, Isabel
dc.contributor.authorFelizardo, Diana Soraia Vicente
dc.date.accessioned2018-01-06T22:35:39Z
dc.date.available2018-01-06T22:35:39Z
dc.date.issued2017-09-25
dc.description.abstractEste Relatório Final contempla toda a ação educativa desenvolvida no decurso da prática supervisionada ao longo do Mestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB), nos diversos contextos, nomeadamente, creche, jardim de infância e 1.º CEB. O presente Relatório encontra-se organizado em três partes. Numa primeira parte apresenta-se, de forma resumida, todas as práticas supervisionadas, as suas caracterizações, bem como algumas atividades que foram realizadas. No final da primeira parte, consta ainda uma reflexão do desenvolvimento profissional. Na segunda parte deste Relatório, encontra-se o exercício investigativo que se debruça sobra a Autorregulação da Aprendizagem. Neste ponto é onde estará inserida a fundamentação teórica, o motivo da escolha da questão de investigação, as metodologias, a análise e apresentação dos resultados e, por fim, as considerações finais. É de referir que esta investigação comtempla dois estudos, no primeiro recorreu-se a um instrumento de apoio à prática pedagógica, a Lista de Desenvolvimento da Aprendizagem Independente (CHILD)1, que teve como participantes um total de 83 crianças da valência Creche, do Pré-escolar e do 1.º CEB, enquanto que, no segundo estudo procurou-se analisar e recolher informação, junto de 18 docentes, sobre o tema em questão através de inquéritos por questionário de resposta aberta. A presente investigação, apresenta desta forma, uma amostra de 101 participantes. Na terceira, e última parte, poderá consultar uma Reflexão Final. Com a presente investigação, verificou-se que é essencial que os docentes forneçam às crianças/alunos, desde cedo, estratégias para que consigam controlar as suas ações e a sua aprendizagem.pt_PT
dc.description.abstractThis Final Report addresses all the educational action developed under the supervised practice throughout the Masters Degree Mestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, in various contexts, namely, nursery, kindergarten and primary school. The present Report is organised in three main parts. In the first part all the supervised practices, their characterisations, as well as some developed activities are briefly presented. The end of the first part also includes a reflection on the professional development. The second part of this Report consists of the investigative process which relies on Learning Auto-regulation. This is where all the theoretical ground can be found, as well as the reason of the choice of the investigation question, the methodologies used and the analysis of the results and, finally, the final considerations. It should be noted that the present investigation contemplates two studies. For the first study, one resorted to a pedagogical practice tool, Lista de Desenvolvimento da Aprendizagem Independente (CHILD). This study consisted in a total of 83 children from nursery, kindergarten and primary school. On the other hand, the second study consisted in collecting and analysing information on the subject from 18 teachers, through a survey by questionnaire with open questions. Thus, the present investigation has a total sample of 101 participants. In the third and final part, one can find the Final Reflection. It became apparent that it is essential that all teachers should provide children/students early on with strategies which can be used to control their actions and their learning process.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.other201764881
dc.identifier.tid201764881
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/1957
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectautorregulação da aprendizagempt_PT
dc.subjectprimeiras idadespt_PT
dc.subjectCHILDpt_PT
dc.subjecttransição escolarpt_PT
dc.subjectpapel do docentept_PT
dc.subjectautonomiapt_PT
dc.subjectlearning auto-regulationpt_PT
dc.subjectearly agept_PT
dc.subjectschool transitionpt_PT
dc.subjectrole of the teacherpt_PT
dc.subjectautonomypt_PT
dc.titleA autorregulação da aprendizagem nas primeiras idadespt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarémpt_PT
oaire.citation.titleRelatório Final apresentado para a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEducação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatorio Final de Mestrado - A Autorregulação da Aprendizagem nas Primeiras Idades. Diana Felizardo .pdf
Size:
2.53 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: