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- Aprendizagem cooperativa na infância na educação pré-escolar e no ensino do primeiro ciclo do ensino básicoPublication . Carvalho, Marta Filipa Duarte; Piscalho, IsabelO presente relatório reflete o percurso efetuado ao longo do Mestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (1º CEB) da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém. O relatório encontra-se dividido entre as reflexões das intervenções realizadas nas diferentes Práticas de Ensino Supervisionadas e a parte investigativa associada à prática profissional. Este estudo incide sobre a importância da aprendizagem cooperativa na infância no desenvolvimento das aprendizagens das crianças, analisando as características da aprendizagem cooperativa para o jardim de infância, a escola e a creche, bem como o papel do professor/educador na promoção da aprendizagem cooperativa. O estudo realizado é de natureza qualitativa e teve como técnica de recolha de dados a entrevista semidiretiva a duas educadoras e duas professoras do 1º CEB. Os resultados do estudo evidenciam que: a prática do trabalho cooperativo é uma mais-valia para as aprendizagens das crianças, pois tem um grande impacto a vários níveis no desenvolvimento das mesmas; é muito mais do que um trabalho de grupo, pois as crianças desenvolvem um sentido de autonomia e partilha de ideias quando cooperam umas com as outras. No entanto, as professoras dizem-nos ser difícil a implementação da aprendizagem cooperativa nos dias de hoje devido aos extensos programas do 1º CEB que têm de ser cumpridos.
- A autorregulação da aprendizagem nas primeiras idadesPublication . Felizardo, Diana Soraia Vicente; Piscalho, IsabelEste Relatório Final contempla toda a ação educativa desenvolvida no decurso da prática supervisionada ao longo do Mestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB), nos diversos contextos, nomeadamente, creche, jardim de infância e 1.º CEB. O presente Relatório encontra-se organizado em três partes. Numa primeira parte apresenta-se, de forma resumida, todas as práticas supervisionadas, as suas caracterizações, bem como algumas atividades que foram realizadas. No final da primeira parte, consta ainda uma reflexão do desenvolvimento profissional. Na segunda parte deste Relatório, encontra-se o exercício investigativo que se debruça sobra a Autorregulação da Aprendizagem. Neste ponto é onde estará inserida a fundamentação teórica, o motivo da escolha da questão de investigação, as metodologias, a análise e apresentação dos resultados e, por fim, as considerações finais. É de referir que esta investigação comtempla dois estudos, no primeiro recorreu-se a um instrumento de apoio à prática pedagógica, a Lista de Desenvolvimento da Aprendizagem Independente (CHILD)1, que teve como participantes um total de 83 crianças da valência Creche, do Pré-escolar e do 1.º CEB, enquanto que, no segundo estudo procurou-se analisar e recolher informação, junto de 18 docentes, sobre o tema em questão através de inquéritos por questionário de resposta aberta. A presente investigação, apresenta desta forma, uma amostra de 101 participantes. Na terceira, e última parte, poderá consultar uma Reflexão Final. Com a presente investigação, verificou-se que é essencial que os docentes forneçam às crianças/alunos, desde cedo, estratégias para que consigam controlar as suas ações e a sua aprendizagem.