Publication
Perspectivas de professores sobre o ensino experimental das ciências no 1º Ciclo
dc.contributor.author | Correia, Marisa | |
dc.contributor.author | Freire, Ana | |
dc.date.accessioned | 2022-06-10T20:58:39Z | |
dc.date.available | 2022-06-10T20:58:39Z | |
dc.date.issued | 2009 | |
dc.description.abstract | Nos últimos anos, resultados de investigações nacionais e internacionais têm apontado que a Educação em Ciências desde os primeiros anos de escolaridade é um factor imprescindível para a melhoria da formação científica dos alunos e para o desenvolvimento de competências necessárias ao exercício de uma cidadania responsável. Atendendo a esta preocupação crescente, o Ministério da Educação pôs em acção um Programa de Formação de professores do 1º Ciclo do Ensino Básico “Ensino Experimental das Ciências”, com o objectivo de promover o ensino experimental das Ciências neste nível de escolaridade. Considerou-se, deste modo, pertinente conhecer as perspectivas de professores acerca das finalidades do ensino experimental das ciências. Utilizou-se uma metodologia de orientação interpretativa. Participaram no estudo dez professoras pertencentes a escolas da região de Santarém que frequentavam o primeiro ano do programa de formação. A entrevista constituiu o instrumento de recolha de dados, procedendo-se à sua transcrição. A análise dos discursos dos professores evidencia diferentes perspectivas acerca do ensino experimental das ciências. Os resultados sugerem que os professores valorizam mais finalidades do ensino experimental centradas no aluno, sobretudo a transversalidade de competências e o desenvolvimento de competências do domínio cognitivo, em detrimento das competências do domínio atitudinal e procedimental. As finalidades relacionadas com a construção da Ciência, a preparação dos alunos para a cidadania e a construção de conhecimentos científicos úteis e funcionais em diferentes contextos do quotidiano estão praticamente ausentes no discurso das participantes. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Correia, M. & Freire, A. (2009). Perspectivas de professores sobre o ensino experimental das ciências no 1º Ciclo. Actas do XIII Encontro Nacional de Educação em Ciências | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.15/4017 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Escola Superior de Educação de Castelo Branco | pt_PT |
dc.subject | perspectivas de professores | pt_PT |
dc.subject | finalidades do ensino experimental das ciências no 1º Ciclo | pt_PT |
dc.title | Perspectivas de professores sobre o ensino experimental das ciências no 1º Ciclo | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Escola Superior de Educação de Castelo Branco | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 492 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 484 | pt_PT |
oaire.citation.title | Actas do XIII Encontro Nacional de Educação em Ciências | pt_PT |
person.familyName | Correia | |
person.givenName | Marisa | |
person.identifier.ciencia-id | F319-BEDD-099B | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-6205-4475 | |
person.identifier.rid | C-6766-2014 | |
person.identifier.scopus-author-id | 57202834080 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 866ed423-d6ba-4d00-8866-e5fe2db4fa9b | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 866ed423-d6ba-4d00-8866-e5fe2db4fa9b |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- Comunicaoemencontro-2-10.pdf
- Size:
- 58.31 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format