Repository logo
 
Publication

Educação para a cidadania ambiental no JI e 1.º CEB e a promoção de competências para o século XXI

dc.contributor.advisorLinhares, Elisabete
dc.contributor.authorPereira, Diana Sofia Carreira
dc.date.accessioned2023-02-18T16:56:41Z
dc.date.available2023-02-18T16:56:41Z
dc.date.issued2023-01-18
dc.descriptionMestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básicopt_PT
dc.description.abstractEste relatório da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) da Escola Superior de Educação de Santarém contempla, uma primeira parte, a análise e reflexão das aprendizagens adquiridas e das práticas pedagógicas desenvolvidas nos estágios em Creche, Jardim de Infância (JI) e 1.º CEB. A segunda parte consiste na componente investigativa que teve como objetivo compreender de que forma uma abordagem centrada na cidadania ambiental contribui para a promoção de competências do século XXI nas crianças do JI e do 1.º CEB em instituições/escolas da região de Santarém. O estudo de caso qualitativo envolveu crianças do JI e do 1.º CEB, profissionais de educação e as colegas de estágio. Os dados recolhidos através da observação participante, da análise documental e da entrevista evidenciaram as competências promovidas através das atividades de cidadania ambiental, as perceções das crianças acerca dos problemas ambientais, os comportamentos pró-ambientais desenvolvidos e as potencialidades e dificuldades associadas a estas atividades.pt_PT
dc.description.abstractThis report of the Supervised Teaching Practice of the Master's Degree in Pre-school Education and Teaching in the1st Cycle of Basic Education (CEB) of the School of Education of Santarém includes, in its first part, the analysis and reflection of the learning acquired and the pedagogical practices developed during the internships in kindergarten, nursery school and primary school. The second part is the investigative component that aimed to understand how an approach focused on environmental citizenship contributes to the promotion of 21st century skills in kindergarten and primary school children in institutions/schools in the region of Santarém. The qualitative case study involved kindergarten and primary school children, educational professionals and the internship colleagues. The data collected through participant observation, document analysis and interviews showed the skills promoted through environmental citizenship activities, the children's perceptions of environmental problems, the pro-environmental behaviors developed and the potentials and difficulties associated with these activities.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.other203230310
dc.identifier.tid203230310
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/4307
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectcidadadania ambientalpt_PT
dc.subjectproblemas ambientaispt_PT
dc.subjectativismopt_PT
dc.subjectcompetências século XXIpt_PT
dc.subjectcomportamentos pró-ambientais.pt_PT
dc.subjectenvironmental citizenshippt_PT
dc.subjectenvironmental problemspt_PT
dc.subjectactivismpt_PT
dc.subject21st century skillspt_PT
dc.subjectpro-environmental behaviorspt_PT
dc.titleEducação para a cidadania ambiental no JI e 1.º CEB e a promoção de competências para o século XXIpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarémpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameDissertação de Mestradopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório de estágio_MEPE1CEB_Diana Pereira.pdf
Size:
3.07 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: