Publication
Educação para a cidadania ambiental no JI e 1.º CEB e a promoção de competências para o século XXI
dc.contributor.advisor | Linhares, Elisabete | |
dc.contributor.author | Pereira, Diana Sofia Carreira | |
dc.date.accessioned | 2023-02-18T16:56:41Z | |
dc.date.available | 2023-02-18T16:56:41Z | |
dc.date.issued | 2023-01-18 | |
dc.description | Mestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico | pt_PT |
dc.description.abstract | Este relatório da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) da Escola Superior de Educação de Santarém contempla, uma primeira parte, a análise e reflexão das aprendizagens adquiridas e das práticas pedagógicas desenvolvidas nos estágios em Creche, Jardim de Infância (JI) e 1.º CEB. A segunda parte consiste na componente investigativa que teve como objetivo compreender de que forma uma abordagem centrada na cidadania ambiental contribui para a promoção de competências do século XXI nas crianças do JI e do 1.º CEB em instituições/escolas da região de Santarém. O estudo de caso qualitativo envolveu crianças do JI e do 1.º CEB, profissionais de educação e as colegas de estágio. Os dados recolhidos através da observação participante, da análise documental e da entrevista evidenciaram as competências promovidas através das atividades de cidadania ambiental, as perceções das crianças acerca dos problemas ambientais, os comportamentos pró-ambientais desenvolvidos e as potencialidades e dificuldades associadas a estas atividades. | pt_PT |
dc.description.abstract | This report of the Supervised Teaching Practice of the Master's Degree in Pre-school Education and Teaching in the1st Cycle of Basic Education (CEB) of the School of Education of Santarém includes, in its first part, the analysis and reflection of the learning acquired and the pedagogical practices developed during the internships in kindergarten, nursery school and primary school. The second part is the investigative component that aimed to understand how an approach focused on environmental citizenship contributes to the promotion of 21st century skills in kindergarten and primary school children in institutions/schools in the region of Santarém. The qualitative case study involved kindergarten and primary school children, educational professionals and the internship colleagues. The data collected through participant observation, document analysis and interviews showed the skills promoted through environmental citizenship activities, the children's perceptions of environmental problems, the pro-environmental behaviors developed and the potentials and difficulties associated with these activities. | pt_PT |
dc.description.version | N/A | pt_PT |
dc.identifier.other | 203230310 | |
dc.identifier.tid | 203230310 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.15/4307 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.subject | cidadadania ambiental | pt_PT |
dc.subject | problemas ambientais | pt_PT |
dc.subject | ativismo | pt_PT |
dc.subject | competências século XXI | pt_PT |
dc.subject | comportamentos pró-ambientais. | pt_PT |
dc.subject | environmental citizenship | pt_PT |
dc.subject | environmental problems | pt_PT |
dc.subject | activism | pt_PT |
dc.subject | 21st century skills | pt_PT |
dc.subject | pro-environmental behaviors | pt_PT |
dc.title | Educação para a cidadania ambiental no JI e 1.º CEB e a promoção de competências para o século XXI | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Santarém | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Dissertação de Mestrado | pt_PT |