Repository logo
 
Publication

Formação continuada errática e necessidades de formação docente: resultados de um levantamento de dados em municipios paulistas

dc.contributor.authorGalindo, Camila
dc.contributor.authorInforsato, Edson
dc.date.accessioned2010-12-08T23:22:35Z
dc.date.available2010-12-08T23:22:35Z
dc.date.issued2008
dc.description.abstractA formação continuada tem se tornado foco para resolução de problemas educacionais. Embora apoiada por uma legislação recente que a incentiva e a torna obrigatória, suas práticas de atuação não condizem com as reais necessidades postas pelos docentes. Com base nesse quadro, objetivamos por meio de pesquisa quantitativa realizar um levantamento de necessidades de formação continuada de professores do 1º ciclo do ensino fundamental em oito municípios paulistas. A amostra do survey foi composta por 331 professores e 8 secretários de educação. Foram aplicados questionários e entrevistas aos sujeitos e extraídos dados sobre género, idade, tempo de atuação na docência, curso e tipo de formação inicial, modalidade de formação oferecida pelas Secretarias de Educação e temas e áreas consideradas necessárias para formação contínua. Os resultados apontaram a urgência de vínculos efetivos entre formação inicial e formação continuada e planejamento estratégico em formação continuada para atender as necessidades de formação dos professores. - Teachers’ continuous education has become a focus for educational problems’ resolution. Although supported and stimulated by the educational legislation, its practices of performance don't match teachers’ needs. Based in this scenario, and through a quantitative research, we aimed at assessing teachers’ education needs (at the 1st cycle of fundamental education) in eight districts from São Paulo. The sample of the survey was composed by 331 teachers and 8 education secretaries. Data were gathered through questionnaire and interviews. The results pointed the urgency of an effective connection between initial and continuous teacher education and a strategic planning for continuous education that allows the fulfillment of teachers' education needs.por
dc.identifier.citationGALINDO, Camila; INFORSATO, Edson - Formação continuada errática e necessidades de formação docente: resultados de um levantamento de dados em municipios paulistas. Revista Interacções. Nº9 (2008), p.80-96por
dc.identifier.issn1646-2335
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/335
dc.language.isoporpor
dc.publisherInstituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Educaçãopor
dc.relation.publisherversionhttp://nonio.eses.pt/interaccoes/artigos/I4%281%29.pdfpor
dc.subjectFormação continuadapor
dc.subjectProfessorespor
dc.subjectNecessidades formativaspor
dc.titleFormação continuada errática e necessidades de formação docente: resultados de um levantamento de dados em municipios paulistaspor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarémpor
oaire.citation.endPage96p.por
oaire.citation.startPage80p.por
oaire.citation.titleRevista Interacçõespor
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
I4.pdf
Size:
200.84 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: