Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Formação continuada errática e necessidades de formação docente: resultados de um levantamento de dados em municipios paulistas

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
I4.pdf200.84 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

A formação continuada tem se tornado foco para resolução de problemas educacionais. Embora apoiada por uma legislação recente que a incentiva e a torna obrigatória, suas práticas de atuação não condizem com as reais necessidades postas pelos docentes. Com base nesse quadro, objetivamos por meio de pesquisa quantitativa realizar um levantamento de necessidades de formação continuada de professores do 1º ciclo do ensino fundamental em oito municípios paulistas. A amostra do survey foi composta por 331 professores e 8 secretários de educação. Foram aplicados questionários e entrevistas aos sujeitos e extraídos dados sobre género, idade, tempo de atuação na docência, curso e tipo de formação inicial, modalidade de formação oferecida pelas Secretarias de Educação e temas e áreas consideradas necessárias para formação contínua. Os resultados apontaram a urgência de vínculos efetivos entre formação inicial e formação continuada e planejamento estratégico em formação continuada para atender as necessidades de formação dos professores. - Teachers’ continuous education has become a focus for educational problems’ resolution. Although supported and stimulated by the educational legislation, its practices of performance don't match teachers’ needs. Based in this scenario, and through a quantitative research, we aimed at assessing teachers’ education needs (at the 1st cycle of fundamental education) in eight districts from São Paulo. The sample of the survey was composed by 331 teachers and 8 education secretaries. Data were gathered through questionnaire and interviews. The results pointed the urgency of an effective connection between initial and continuous teacher education and a strategic planning for continuous education that allows the fulfillment of teachers' education needs.

Description

Keywords

Formação continuada Professores Necessidades formativas

Citation

GALINDO, Camila; INFORSATO, Edson - Formação continuada errática e necessidades de formação docente: resultados de um levantamento de dados em municipios paulistas. Revista Interacções. Nº9 (2008), p.80-96

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Educação

CC License