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Abstract(s)
A formação continuada tem se tornado foco para resolução de problemas
educacionais. Embora apoiada por uma legislação recente que a incentiva e a torna
obrigatória, suas práticas de atuação não condizem com as reais necessidades postas
pelos docentes. Com base nesse quadro, objetivamos por meio de pesquisa
quantitativa realizar um levantamento de necessidades de formação continuada de
professores do 1º ciclo do ensino fundamental em oito municípios paulistas. A amostra
do survey foi composta por 331 professores e 8 secretários de educação. Foram
aplicados questionários e entrevistas aos sujeitos e extraídos dados sobre género,
idade, tempo de atuação na docência, curso e tipo de formação inicial, modalidade de
formação oferecida pelas Secretarias de Educação e temas e áreas consideradas
necessárias para formação contínua. Os resultados apontaram a urgência de vínculos
efetivos entre formação inicial e formação continuada e planejamento estratégico em
formação continuada para atender as necessidades de formação dos professores. - Teachers’ continuous education has become a focus for educational problems’
resolution. Although supported and stimulated by the educational legislation, its
practices of performance don't match teachers’ needs. Based in this scenario, and
through a quantitative research, we aimed at assessing teachers’ education needs (at
the 1st cycle of fundamental education) in eight districts from São Paulo. The sample of
the survey was composed by 331 teachers and 8 education secretaries. Data were
gathered through questionnaire and interviews. The results pointed the urgency of an
effective connection between initial and continuous teacher education and a strategic
planning for continuous education that allows the fulfillment of teachers' education
needs.
Description
Keywords
Formação continuada Professores Necessidades formativas
Citation
GALINDO, Camila; INFORSATO, Edson - Formação continuada errática e necessidades de formação docente: resultados de um levantamento de dados em municipios paulistas. Revista Interacções. Nº9 (2008), p.80-96
Publisher
Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Educação