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Este artigo apresenta algumas linhas de força de um trabalho mais vasto sobre o
investimento realizado pelas famílias em matéria de escolaridade, na transição para o
ensino secundário. O investimento das famílias é perspectivado a partir da articulação
das abordagens clássicas da sociologia da educação, com um conjunto de contributos
direccionados para o contexto familiar, enquanto espaço de dinâmicas sujeitas a
lógicas que não se esgotam no ethos de classe. Concebendo a família como condição
social e simultaneamente como grupo, procurou-se conhecer, num estudo empírico
realizado na ilha de S. Miguel, as dinâmicas familiares com impacto na escolaridade
dos jovens. Com recurso a modelos de regressão logística pudemos concluir que na
origem das desigualdades de investimento na escola se encontram processos ligados
às diferenças de condição social, mas independentemente destas, também dinâmicas
de mobilização no sucesso e na carreira escolar por parte das famílias. - This article presents some main points of a wider work about the investment done
by families in education, concerning the transition to the secondary school level.
Families’ investment is analysed from the classical perspectives of sociology of
education, with a set of attributes of the family’s context, as a space of interactions,
subject to logics that are not exhausted in the ethos of social class. Viewing the family
as a social condition and simultaneously as a group, we tried to perceive, in an
empirical study done in the island of S. Miguel, Azores, the family dynamics that impact
on the youth’s schooling. Resorting to logistical regression models, we can conclude
that on the basis of school investment disparities, there are processes associated to social differences, but independently of those, there are also mobilization dynamics in
the success and in the school career of families.
Description
Keywords
Família Investimento em educação Classe social Desigualdades Análise de regressão logística
Citation
DIOGO, Ana Matias - Dinâmicas familiares e investimento na escola à saída do ensino obrigatório. Revista Interacções. Nº 2 (2006), p.87-112
Publisher
Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Educação