Repository logo
 
Publication

Dinâmicas familiares e investimento na escola à saída do ensino obrigatório

dc.contributor.authorDiogo, Ana
dc.date.accessioned2010-10-28T23:15:03Z
dc.date.available2010-10-28T23:15:03Z
dc.date.issued2006
dc.description.abstractEste artigo apresenta algumas linhas de força de um trabalho mais vasto sobre o investimento realizado pelas famílias em matéria de escolaridade, na transição para o ensino secundário. O investimento das famílias é perspectivado a partir da articulação das abordagens clássicas da sociologia da educação, com um conjunto de contributos direccionados para o contexto familiar, enquanto espaço de dinâmicas sujeitas a lógicas que não se esgotam no ethos de classe. Concebendo a família como condição social e simultaneamente como grupo, procurou-se conhecer, num estudo empírico realizado na ilha de S. Miguel, as dinâmicas familiares com impacto na escolaridade dos jovens. Com recurso a modelos de regressão logística pudemos concluir que na origem das desigualdades de investimento na escola se encontram processos ligados às diferenças de condição social, mas independentemente destas, também dinâmicas de mobilização no sucesso e na carreira escolar por parte das famílias. - This article presents some main points of a wider work about the investment done by families in education, concerning the transition to the secondary school level. Families’ investment is analysed from the classical perspectives of sociology of education, with a set of attributes of the family’s context, as a space of interactions, subject to logics that are not exhausted in the ethos of social class. Viewing the family as a social condition and simultaneously as a group, we tried to perceive, in an empirical study done in the island of S. Miguel, Azores, the family dynamics that impact on the youth’s schooling. Resorting to logistical regression models, we can conclude that on the basis of school investment disparities, there are processes associated to social differences, but independently of those, there are also mobilization dynamics in the success and in the school career of families.por
dc.identifier.citationDIOGO, Ana Matias - Dinâmicas familiares e investimento na escola à saída do ensino obrigatório. Revista Interacções. Nº 2 (2006), p.87-112por
dc.identifier.issn1646-2335
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/206
dc.language.isoporpor
dc.publisherInstituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Educaçãopor
dc.relation.publisherversionhttp://nonio.eses.pt/interaccoes/artigos/B4%282%29.pdfpor
dc.subjectFamíliapor
dc.subjectInvestimento em educaçãopor
dc.subjectClasse socialpor
dc.subjectDesigualdadespor
dc.subjectAnálise de regressão logísticapor
dc.titleDinâmicas familiares e investimento na escola à saída do ensino obrigatóriopor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarémpor
oaire.citation.endPage112p.por
oaire.citation.startPage87p.por
oaire.citation.titleRevista Interacçõespor
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
B4(2).pdf
Size:
107.89 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: