Repository logo
 
Publication

A autorregulação das aprendizagens nas crianças

dc.contributor.advisorPiscalho, Isabel
dc.contributor.authorConde, Micaela Catarina Torres
dc.date.accessioned2017-08-10T16:40:55Z
dc.date.available2017-08-10T16:40:55Z
dc.date.issued2017-07-05
dc.descriptionRelatório Final apresentado para a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.description.abstractO presente relatório, realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, tem como objetivo dar a conhecer o meu percurso formativo, baseado nas minhas experiências vivenciadas, e nas minhas aprendizagens mais significativas, nomeadamente, no que diz respeito aos quatro períodos de prática de ensino supervisionada, em três contextos diferentes, sendo eles: Jardim de Infância, 1º Ciclo do Ensino Básico e Creche. Neste trabalho, dou, ainda, conta de todo o processo inerente ao desenvolvimento investigativo sobre a temática “A Autorregulação das Aprendizagens nas crianças”. Posto isto, o relatório divide-se em duas partes. Na primeira são apresentados os aspetos mais importantes acerca dos contextos de estágio e na segunda parte é apresentado o exercício investigativo que demonstra a importância e a forma como se deve promover as competências autorregulatórias das crianças no processo de ensino e de aprendizagem. Este exercício investigativo contempla então dois estudos, no primeiro recorreu-se à utilização de um instrumento de apoio à prática pedagógica, a Lista de Desenvolvimento da Aprendizagem Independente (CHILD)1, em que os participantes foram crianças da Creche, do Pré-Escolar e do 1ºCEB, no segundo estudo aplicaram-se inquéritos por questionários, de respostas abertas, sobre o tema em questão, e os participantes foram educadores de infância, professores de 1ºCEB e especialistas. Assim, conclui-se que a criança atinge o seu potencial quando acredita que é responsável pelas suas ações, que é capaz de controlá-las e que tem poder de decisão, desta forma a escola deve oferecer, o mais cedo possível, condições necessárias para que as competências possam ser promovidas com intencionalidade. Este aspeto direciona-nos para a importância que os educadores e os professores têm no desenvolvimento da aprendizagem autorregulada.pt_PT
dc.description.abstractThe present report was carried out regarding the Master’s Degree of Education in Pre-School and Primary School Teaching, and has as main goal to give account of my path in the Master’s Degree. It is based on my experiences, namely in what concerns the four stages of supervised teaching practise in Primary School and Day Care, but also based on my most relevant learnings. It will also be taken into consideration the entire process inherent to the research development on the theme “Self-regulatory competences in the children’s learning processes”. Keeping this in mind, the report is divided in two major parts. In the first part, the most relevant aspects related to the training context are being presented and in the second part, the research exercise which demonstrates the importance and the way how the self-regulatory competences should be promoted in the teaching/ learning process are also being presented. This research exercise considers two studies, on the first one the use of an instrument of support to the pedagogical practice the List of Independent Development of Learning (CHILD)2 was used, where the participants were the children from Day Care, Pre-School and Primary School, and on the second study some surveys through questionnaires were applied, having open answers about the theme on which the participants were educators, teachers and specialists. Therefore, it can be concluded that child can achieve his/hers potential when he/she believes he/she is responsible for his/hers actions and that he/she can control them and also that he/she has the power of decision. This way, school has to offer the necessary conditions (as soon as possible) so that the competences can be intentionally promoted. This aspect shows us the importance that educators and teachers have in the development of self-regulating learning.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.tid201726572
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/1821
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectautorregulação da aprendizagempt_PT
dc.subjectcompetências autorregulatóriaspt_PT
dc.subjectautonomiapt_PT
dc.subjectpapel do educadorpt_PT
dc.subjectpapel do professor do 1º Ciclo do Ensino Básico.pt_PT
dc.subjectself-regulation learning;pt_PT
dc.subjectself-regulatory competencespt_PT
dc.subjectautonomypt_PT
dc.subjecteducators’ rolept_PT
dc.subjectteachers’ rolept_PT
dc.titleA autorregulação das aprendizagens nas criançaspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarém, Portugalpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEducação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
RELATÓRIO FINAL DE MESTRADO.pdf
Size:
2.33 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: