Repository logo
 
Publication

Funções do diretor escolar do Campus Avançado de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia: desafios e possibilidades

dc.contributor.advisorCardona, Maria João
dc.contributor.advisorFernandes, Fabricio Ademar
dc.contributor.authorAparecida, Adriana
dc.date.accessioned2018-12-06T15:45:43Z
dc.date.available2018-12-06T15:45:43Z
dc.date.issued2018-11-27
dc.descriptionTrabalho de Projeto para obtenção do grau de Mestre no âmbito do Mestrado em Ciências da Educação/Administração Educacional da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém.pt_PT
dc.description.abstractEntender as funções de um diretor atuante, em um Instituto Federal de Educação, bem como as normas e legislação que norteiam o seu trabalho, constitui um importante referente para compreender o processo educacional no Brasil. Trata-se de uma pesquisa que analisa a atuação do diretor escolar no desempenho de suas atribuições no campus avançado de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, bem como os desafios e possibilidades inerentes às suas funções. Efetuou-se a recolha de dados pela análise de documentos institucionais e de entrevistas semiestruturadas, permitindo ouvir o diretor geral e os membros do conselho acadêmico, analisando as atribuições legalmente instituídas para o cargo de direção As entrevistas demonstram o quanto os esforços e envolvimento dos responsáveis fazem a diferença em nível acadêmico e social. Ao final, são apresentadas sugestões de intervenção, para a melhoria do trabalho já em curso, conforme apontamentos dos resultados.pt_PT
dc.description.abstractUnderstanding the functions of a director acting at a Federal Institute of Education, as well as the norms and legislation that guide his work, is an important reference for understanding the educational process in Brazil. It is a research that analyzes the performance of the school director in the performance of his duties in the advanced campus of a Federal Institute of Education, Science and Technology of Minas Gerais, as well as the challenges and possibilities inherent to his functions. Data collection was done through the analysis of institutional documents and semi-structured interviews, allowing the general director and the members of the academic council to be analyzed, analyzing the legally established responsibilities for the position of director. The interviews demonstrate how much the efforts and involvement of those responsible the difference in academic and social level. At the end, suggestions for intervention are presented to improve the work already in progress according to the results.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.other202035247
dc.identifier.tid202035247
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/2377
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectgestor educacionalpt_PT
dc.subjectgestãopt_PT
dc.subjectdesafiospt_PT
dc.subjectatribuiçõespt_PT
dc.subjecteducational managerpt_PT
dc.subjectmanagementpt_PT
dc.subjectchallengespt_PT
dc.subjectassignmentspt_PT
dc.titleFunções do diretor escolar do Campus Avançado de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia: desafios e possibilidadespt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarémpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameCiências da Educação - Administração Educacional

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
VERSÃO FINAL MESTRADO .pdf
Size:
1.77 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: