Repository logo
 
Publication

Gestão das emoções em idade pre-escolar en contexto de promoção de saude.

dc.contributor.advisorMonterroso, Ligia
dc.contributor.authorPires, Susete
dc.date.accessioned2025-01-02T10:37:54Z
dc.date.available2025-01-02T10:37:54Z
dc.date.issued2024-07
dc.descriptionRelatorio de estagio apresentado para obtenção do grau de Mestre em Enfermagem Comunitáriapt_PT
dc.description.abstractA aquisição precoce de competências socioemocionais traz benefícios significativos, mostrando a literatura que crianças que regulam bem suas emoções tendem a apresentar maior competência social e académica. Os enfermeiros da Saúde Escolar, têm uma posição privilegiada para desenvolver atividades de promoção da saúde e prevenção da doença. Foi realizada uma Scoping Review cuja a questão foi: As estratégias de gestão de emoções desenvolvidas por enfermeiros contribuem para a promoção de saúde em crianças em idade pré-escolar? Das evidências obtidas verificou-se que os projetos desenvolvidos com crianças em idade pré-escolar, melhoram desempenho escolar e desenvolvimento cognitivo. Baseado no Planeamento em Saúde, foi desenvolvido um Projeto de intervenção, segundo modelo de Promoção da Saúde de Nola Pender, cujos objetivos foram conhecer e analisar o perfil de competências emocionais dos profissionais de educação dos jardins de infância de um agrupamento de escolas. Os resultados apontam para Competência Emocional geral de nível moderado, revelador da necessidade de se desenvolver projetos nesta área.pt_PT
dc.description.abstractThe early acquisition of socio-emotional skills brings significant benefits, with the literature showing that children who regulate their emotions well tend to have greater social and academic competence. School Health nurses have a privileged position to develop health promotion and disease prevention activities. A Scoping Review was carried out with the question: Do emotion management strategies developed by nurses contribute to health promotion in preschool children? From the evidence obtained, it was found that projects developed with preschool children improve school performance and cognitive development. Based on Health Planning, an intervention project was developed, according to Nola Pender's Health Promotion model, whose objectives were to understand and analyse the profile of emotional skills of education professionals in kindergartens in a group of schools. The results point to a moderate level of general Emotional Competence, revealing the need to develop projects in this area.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationPites. S. (2024). Gestão das emoções em idade pre-escolar en contexto de promoção de saude. santarem, Escola Superior de Saudept_PT
dc.identifier.tid203780000
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/5054
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectPromoçao da saudept_PT
dc.subjectPre-escolarpt_PT
dc.subjectGestao de Emoçoespt_PT
dc.titleGestão das emoções em idade pre-escolar en contexto de promoção de saude.pt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarémpt_PT
oaire.citation.titleGestão das emoções em idade pre-escolar en contexto de promoção de saude.pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameDissertação de Mestradopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório Final V1.pdf
Size:
3.36 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: