Repository logo
 
Publication

A avaliação da concretização do processo de Bolonha numa instituição de ensino superior portuguesa

dc.contributor.authorReis, Pedro
dc.contributor.authorCamacho, George
dc.date.accessioned2012-08-27T09:57:10Z
dc.date.available2012-08-27T09:57:10Z
dc.date.issued2009
dc.description.abstractA questão central do Processo de Bolonha consiste na mudança de paradigma de ensino, implicando a transição de um modelo passivo, fortemente centrado na aquisição de conhecimentos, para um modelo baseado no desenvolvimento de competências, onde a componente experimental e de projecto desempenham um papel importante. Concluídos dois anos de funcionamento dos seus cursos de 1º Ciclo, a Escola Superior de Educação de Santarém (Portugal) procedeu a uma avaliação da implementação do Processo de Bolonha ao nível dos cursos. Este artigo apresenta os resultados dessa reflexão alargada. A partir da análise de dados recolhidos junto dos coordenadores (através de entrevista) e dos professores e alunos dos cursos (através de questionário), conclui-se que o balanço da implementação do Processo de Bolonha é francamente positivo. Com efeito, permitiu, por um lado, uma maior reflexão sobre os perfis profissionais e centrar o processo formativo nas experiências educativas e nas aprendizagens, nomeadamente as adquiridas no âmbito dos programas de mobilidade, por outro lado, permitiu também uma maior articulação entre a actividade docente, de tutoria e a componente prática. Apesar de tudo, subsistem questões por aprofundar e melhorar, as quais irão sendo trabalhadas em função das avaliações que forem sendo feitas. - The main issue of the Bologna’s Process consists in a change of the teaching paradigm, implying the transition of a passive model, strongly focused in the knowledge acquisition, for a model based in the skills development, where the experimental component and the project play an important role. Completed two years of operation of their courses of the First Cicle, the Higher School of Education of Santarem (Portugal) carried on with the evaluation of the implementation of the Bologna’s Process at the courses’ level. This article presents the results of this extended reflection. From the analysis of data collected from coordinators (through interviews) and the teachers and students from the courses (through questionnaires), it is concluded that the review of the Bologna’s Process implementation is really positive. Indeed, it allowed, on the one hand, a better reflection on the professional profiles and focuses on the formative process in the educational experiments and in the learning, including those acquired as part of the mobility programs, on the other hand, it also allowed a better articulation between the teaching activity, of mentoring and the practical component. Nevertheless, substitute issues that must be developed and improved, which will be worked according to the assessments that are being made.por
dc.identifier.citationReis,P. & Camacho, G. (2009). A avaliação da concretização do processo de Bolonha numa instituição de ensino superior portuguesa. Revista Española de Educación Comparada, 15, 41-59.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/713
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherJosé Luis García Garridopor
dc.relation.publisherversionhttp://www.sc.ehu.es/sfwseec/reec/reec15/reec1503.pdfpor
dc.subjectProcesso de Bolonhapor
dc.subjectEspaço Europeu de Ensino Superiorpor
dc.subjectAvaliaçãopor
dc.subjectPortugalpor
dc.titleA avaliação da concretização do processo de Bolonha numa instituição de ensino superior portuguesapor
dc.title.alternativeLa evaluación de la materialización del proceso de Bolonia en una institución de enseñanza superior portuguesapor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceMadridpor
oaire.citation.endPage59p.por
oaire.citation.startPage41p.por
oaire.citation.titleRevista Española de Educación Comparadapor
oaire.citation.volume15por
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
A-avaliacao-da-concretizacao-do-processo-de-Bolonha-numa-instituicao-de-ensino-superior-portugu.pdf
Size:
211.94 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: