Publication
Estudo de auto-conceito e competĂȘncias dos alunos 3Âșceb
dc.contributor.author | Fonseca, C. | |
dc.contributor.author | Galinha, SĂłnia Maria Gomes Alexandre | |
dc.contributor.author | Carvalho, O. | |
dc.contributor.author | Loureiro, M. | |
dc.date.accessioned | 2020-12-04T14:50:01Z | |
dc.date.available | 2020-12-04T14:50:01Z | |
dc.date.issued | 2019-06-27 | |
dc.description.abstract | O presente estudo apresenta como objetivos centrais aferir o autoconceito 3Âș CEB e aplicar o programa de desenvolvimento de competĂȘncias socio-emocionais P-DMAR. Freire, Zenha, Tavares & IglĂ©sias (2013) Jansen, Scherer e Schroeders (2015), OCDE (2013; 2017) e SimĂ”es (2001) apontam para a importĂąncia do estudo do autoconceito na competĂȘncia dos alunos. A consciencialização da relevĂąncia e interligação do autoconceito com a motivação tem conduzido a inĂșmeros estudos com o objetivo de descobrir como envolver os alunos nas tarefas escolares de forma voluntĂĄria e consciente das suas potencialidades e importĂąncia para o seu projeto de vida. O presente estudo contempla uma amostra n=86 indivĂduos (12-16 anos; 7Âș e 8Âș ano CEB; 51% masc; 49% fem;). A mediana das idades Ă© de 13 anos com um desvio padrĂŁo de 0,87 anos. Uma vez que a repetĂȘncia Ă© um atributo relevante neste contexto, verificou-se que 29% (25) dos inquiridos sĂŁo repetentes, percentagem essa que nĂŁo poderĂĄ ser ignorada. Foram utilizados o Self-Description Questionnaire - SDQ I de Marsh (Faria & Fontaine, 1990) e o P-DMAR (Fonseca, Galinha & Loureiro, 2017). Os questionĂĄrios foram ainda ministrados a um grupo experimental (prĂ©-pĂłs) constituĂdo por estudantes submetidos ao P-DMAR e um grupo controlo (prĂ©-pĂłs; sem aplicação do P-DMAR). Com base no valor de p conclui-se que considerando um nĂvel de significĂąncia (erro) de 5%, que hĂĄ homogeneidade, os grupos nĂŁo apresentam diferenças entre si nas variĂĄveis. Com base na comparação prĂ©-pĂłs grupo experimental vs. grupo controlo verifica-se, depois da nossa intervenção, um aumento do autoconceito matemĂĄtico, autoconceito escolar, autoconceito social de pares, autoconceito pais e autoconceito global cf. anĂĄlises estatĂsticas IBM SPSS â Statistic, versĂŁo 23, realizadas nesta investigação. ApĂłs a realização do programa os resultados globais, tendo em conta o autoconceito, permitem-nos observar que o valor mĂ©dio do autoconceito apĂłs a realização do programa foi de 193 (SD = 25,9). Conclui-se pela nĂŁo rejeição de H0, ou seja, existe um aumento do autoconceito medio nĂŁo acadĂ©mico total no grupo experimental. Verifica-se que o programa foi benĂ©fico para o aumento neste domĂnio | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Fonseca, C.; Galinha, S. A. ; Carvalho, O. & Loureiro, M.J., (2019, junho 27-29). Estudo de autoconceito e competĂȘncias dos alunos 3ÂșCEB. In M. Pocinho; D. Lopes; D. Rodrigues; S. GarcĂȘs; E. CĂąmara (Ed.), Abstract book do X SimpĂłsio Nacional de Investigação em Psicologia, Funchal, Associação Portuguesa de Psicologia, Portugal, 6-7. ISBN: 978-989-96606-5-6. | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-96606-5-6 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.15/3119 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | SNIP | pt_PT |
dc.relation | Centro de Investigação em Educação | |
dc.subject | psicologia | pt_PT |
dc.subject | programa | pt_PT |
dc.subject | autoconceito | pt_PT |
dc.subject | 3Âșciclo | pt_PT |
dc.subject | aluno | pt_PT |
dc.subject | competĂȘncia dos alunos | pt_PT |
dc.title | Estudo de auto-conceito e competĂȘncias dos alunos 3Âșceb | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.awardTitle | Centro de Investigação em Educação | |
oaire.awardURI | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UID%2FCED%2F04083%2F2019/PT | |
oaire.citation.conferencePlace | Funchal | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 7 | pt_PT |
oaire.citation.issue | 1 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 6 | pt_PT |
oaire.citation.title | Abstract book do X Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia | pt_PT |
oaire.citation.volume | 1 | pt_PT |
oaire.fundingStream | 6817 - DCRRNI ID | |
person.familyName | Galinha | |
person.givenName | SĂłnia Maria Gomes Alexandre | |
person.identifier.ciencia-id | E517-262B-E644 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-6138-9695 | |
person.identifier.scopus-author-id | 57220932025 | |
project.funder.identifier | http://doi.org/10.13039/501100001871 | |
project.funder.name | Fundação para a CiĂȘncia e a Tecnologia | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | ea06430a-3048-4e23-b8e4-c25e411727bb | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | ea06430a-3048-4e23-b8e4-c25e411727bb | |
relation.isProjectOfPublication | 13d05ba2-d6a0-45bb-9f15-e8e4e1f264ce | |
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscovery | 13d05ba2-d6a0-45bb-9f15-e8e4e1f264ce |