Publication
Estudo de auto-conceito e competências dos alunos 3ºceb
dc.contributor.author | Fonseca, C. | |
dc.contributor.author | Galinha, Sónia Maria Gomes Alexandre | |
dc.contributor.author | Carvalho, O. | |
dc.contributor.author | Loureiro, M. | |
dc.date.accessioned | 2020-12-04T14:50:01Z | |
dc.date.available | 2020-12-04T14:50:01Z | |
dc.date.issued | 2019-06-27 | |
dc.description.abstract | O presente estudo apresenta como objetivos centrais aferir o autoconceito 3º CEB e aplicar o programa de desenvolvimento de competências socio-emocionais P-DMAR. Freire, Zenha, Tavares & Iglésias (2013) Jansen, Scherer e Schroeders (2015), OCDE (2013; 2017) e Simões (2001) apontam para a importância do estudo do autoconceito na competência dos alunos. A consciencialização da relevância e interligação do autoconceito com a motivação tem conduzido a inúmeros estudos com o objetivo de descobrir como envolver os alunos nas tarefas escolares de forma voluntária e consciente das suas potencialidades e importância para o seu projeto de vida. O presente estudo contempla uma amostra n=86 indivíduos (12-16 anos; 7º e 8º ano CEB; 51% masc; 49% fem;). A mediana das idades é de 13 anos com um desvio padrão de 0,87 anos. Uma vez que a repetência é um atributo relevante neste contexto, verificou-se que 29% (25) dos inquiridos são repetentes, percentagem essa que não poderá ser ignorada. Foram utilizados o Self-Description Questionnaire - SDQ I de Marsh (Faria & Fontaine, 1990) e o P-DMAR (Fonseca, Galinha & Loureiro, 2017). Os questionários foram ainda ministrados a um grupo experimental (pré-pós) constituído por estudantes submetidos ao P-DMAR e um grupo controlo (pré-pós; sem aplicação do P-DMAR). Com base no valor de p conclui-se que considerando um nível de significância (erro) de 5%, que há homogeneidade, os grupos não apresentam diferenças entre si nas variáveis. Com base na comparação pré-pós grupo experimental vs. grupo controlo verifica-se, depois da nossa intervenção, um aumento do autoconceito matemático, autoconceito escolar, autoconceito social de pares, autoconceito pais e autoconceito global cf. análises estatísticas IBM SPSS – Statistic, versão 23, realizadas nesta investigação. Após a realização do programa os resultados globais, tendo em conta o autoconceito, permitem-nos observar que o valor médio do autoconceito após a realização do programa foi de 193 (SD = 25,9). Conclui-se pela não rejeição de H0, ou seja, existe um aumento do autoconceito medio não académico total no grupo experimental. Verifica-se que o programa foi benéfico para o aumento neste domínio | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Fonseca, C.; Galinha, S. A. ; Carvalho, O. & Loureiro, M.J., (2019, junho 27-29). Estudo de autoconceito e competências dos alunos 3ºCEB. In M. Pocinho; D. Lopes; D. Rodrigues; S. Garcês; E. Câmara (Ed.), Abstract book do X Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, Funchal, Associação Portuguesa de Psicologia, Portugal, 6-7. ISBN: 978-989-96606-5-6. | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-96606-5-6 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.15/3119 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | SNIP | pt_PT |
dc.relation | Centro de Investigação em Educação | |
dc.subject | psicologia | pt_PT |
dc.subject | programa | pt_PT |
dc.subject | autoconceito | pt_PT |
dc.subject | 3ºciclo | pt_PT |
dc.subject | aluno | pt_PT |
dc.subject | competência dos alunos | pt_PT |
dc.title | Estudo de auto-conceito e competências dos alunos 3ºceb | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.awardTitle | Centro de Investigação em Educação | |
oaire.awardURI | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UID%2FCED%2F04083%2F2019/PT | |
oaire.citation.conferencePlace | Funchal | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 7 | pt_PT |
oaire.citation.issue | 1 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 6 | pt_PT |
oaire.citation.title | Abstract book do X Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia | pt_PT |
oaire.citation.volume | 1 | pt_PT |
oaire.fundingStream | 6817 - DCRRNI ID | |
person.familyName | Galinha | |
person.givenName | Sónia Maria Gomes Alexandre | |
person.identifier.ciencia-id | E517-262B-E644 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-6138-9695 | |
person.identifier.scopus-author-id | 57220932025 | |
project.funder.identifier | http://doi.org/10.13039/501100001871 | |
project.funder.name | Fundação para a Ciência e a Tecnologia | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | ea06430a-3048-4e23-b8e4-c25e411727bb | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | ea06430a-3048-4e23-b8e4-c25e411727bb | |
relation.isProjectOfPublication | 13d05ba2-d6a0-45bb-9f15-e8e4e1f264ce | |
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscovery | 13d05ba2-d6a0-45bb-9f15-e8e4e1f264ce |