Repository logo
 
Publication

Estudo de auto-conceito e competências dos alunos 3ºceb

dc.contributor.authorFonseca, C.
dc.contributor.authorGalinha, Sónia Maria Gomes Alexandre
dc.contributor.authorCarvalho, O.
dc.contributor.authorLoureiro, M.
dc.date.accessioned2020-12-04T14:50:01Z
dc.date.available2020-12-04T14:50:01Z
dc.date.issued2019-06-27
dc.description.abstractO presente estudo apresenta como objetivos centrais aferir o autoconceito 3º CEB e aplicar o programa de desenvolvimento de competências socio-emocionais P-DMAR. Freire, Zenha, Tavares & Iglésias (2013) Jansen, Scherer e Schroeders (2015), OCDE (2013; 2017) e Simões (2001) apontam para a importância do estudo do autoconceito na competência dos alunos. A consciencialização da relevância e interligação do autoconceito com a motivação tem conduzido a inúmeros estudos com o objetivo de descobrir como envolver os alunos nas tarefas escolares de forma voluntária e consciente das suas potencialidades e importância para o seu projeto de vida. O presente estudo contempla uma amostra n=86 indivíduos (12-16 anos; 7º e 8º ano CEB; 51% masc; 49% fem;). A mediana das idades é de 13 anos com um desvio padrão de 0,87 anos. Uma vez que a repetência é um atributo relevante neste contexto, verificou-se que 29% (25) dos inquiridos são repetentes, percentagem essa que não poderá ser ignorada. Foram utilizados o Self-Description Questionnaire - SDQ I de Marsh (Faria & Fontaine, 1990) e o P-DMAR (Fonseca, Galinha & Loureiro, 2017). Os questionários foram ainda ministrados a um grupo experimental (pré-pós) constituído por estudantes submetidos ao P-DMAR e um grupo controlo (pré-pós; sem aplicação do P-DMAR). Com base no valor de p conclui-se que considerando um nível de significância (erro) de 5%, que há homogeneidade, os grupos não apresentam diferenças entre si nas variáveis. Com base na comparação pré-pós grupo experimental vs. grupo controlo verifica-se, depois da nossa intervenção, um aumento do autoconceito matemático, autoconceito escolar, autoconceito social de pares, autoconceito pais e autoconceito global cf. análises estatísticas IBM SPSS – Statistic, versão 23, realizadas nesta investigação. Após a realização do programa os resultados globais, tendo em conta o autoconceito, permitem-nos observar que o valor médio do autoconceito após a realização do programa foi de 193 (SD = 25,9). Conclui-se pela não rejeição de H0, ou seja, existe um aumento do autoconceito medio não académico total no grupo experimental. Verifica-se que o programa foi benéfico para o aumento neste domíniopt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationFonseca, C.; Galinha, S. A. ; Carvalho, O. & Loureiro, M.J., (2019, junho 27-29). Estudo de autoconceito e competências dos alunos 3ºCEB. In M. Pocinho; D. Lopes; D. Rodrigues; S. Garcês; E. Câmara (Ed.), Abstract book do X Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, Funchal, Associação Portuguesa de Psicologia, Portugal, 6-7. ISBN: 978-989-96606-5-6.pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-96606-5-6
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/3119
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherSNIPpt_PT
dc.relationCentro de Investigação em Educação
dc.subjectpsicologiapt_PT
dc.subjectprogramapt_PT
dc.subjectautoconceitopt_PT
dc.subject3ºciclopt_PT
dc.subjectalunopt_PT
dc.subjectcompetência dos alunospt_PT
dc.titleEstudo de auto-conceito e competências dos alunos 3ºcebpt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.awardTitleCentro de Investigação em Educação
oaire.awardURIinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UID%2FCED%2F04083%2F2019/PT
oaire.citation.conferencePlaceFunchalpt_PT
oaire.citation.endPage7pt_PT
oaire.citation.issue1pt_PT
oaire.citation.startPage6pt_PT
oaire.citation.titleAbstract book do X Simpósio Nacional de Investigação em Psicologiapt_PT
oaire.citation.volume1pt_PT
oaire.fundingStream6817 - DCRRNI ID
person.familyNameGalinha
person.givenNameSónia Maria Gomes Alexandre
person.identifier.ciencia-idE517-262B-E644
person.identifier.orcid0000-0001-6138-9695
person.identifier.scopus-author-id57220932025
project.funder.identifierhttp://doi.org/10.13039/501100001871
project.funder.nameFundação para a Ciência e a Tecnologia
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublicationea06430a-3048-4e23-b8e4-c25e411727bb
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryea06430a-3048-4e23-b8e4-c25e411727bb
relation.isProjectOfPublication13d05ba2-d6a0-45bb-9f15-e8e4e1f264ce
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscovery13d05ba2-d6a0-45bb-9f15-e8e4e1f264ce

Files

Original bundle
Now showing 1 - 2 of 2
Loading...
Thumbnail Image
Name:
PDMAR FUNCHAL 2019 CATIA.pdf
Size:
1.05 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Loading...
Thumbnail Image
Name:
F Programa_SNIP_28-06-FINAL.pdf
Size:
874.54 KB
Format:
Adobe Portable Document Format