Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
858.71 KB | Adobe PDF | |||
858.71 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Pretende-se com a realização do presente estudo caracterizar o feedback pedagógico
(feedback) emitido pelos instrutores de Fitness na actividade de Localizada, verificar se existem
diferenças significativas, na frequência da emissão de feedbacks por minuto, nos instrutores de
Fitness com diferentes níveis de experiência profissional nas aulas de Localizada e comparar
este tipo de comportamento em instrutores com diferentes níveis de experiência profissional.A amostra do estudo foi constituída por 62 instrutores de Ginástica Localizada, sendo
estes, inseridos em grupos com diferentes níveis de experiência profissional, experiência
profissional como instrutor de Fitness com ≤ 3 anos de experiência (grupo A); com + 3 a 5 anos
de experiência (grupo B); com > 5 anos de experiência (grupo C), distribuídos por Portugal.Estudou-se o feedback emitido pelos instrutores, através das filmagens das aulas, com
a utilização de um sistema de observação (Piéron 1999; Sarmento, Veiga, Rosado, Rodrigues
& Ferreira 1998; Schmidt & Lee, 1999) composto por 7 dimensões e 24 categorias.
Foram utilizadas as dimensões momento de ocorrência, retrospectiva, forma, objectivo,
afectividade, direcção, acompanhamento de prática consequente ao feedback e respectivas
categorias de feedback. Estudou-se o feedback emitido pelos instrutores, quando estes, eventualmente, também
assumiam um posicionamento de outlier relativamente ao grupo em que estavam inseridos.
Foi realizada uma análise com e sem outliers. Para testar as hipóteses formuladas, foi
utilizada a análise de variância a um factor (One Way Anova), o teste de Bonferroni e os testes
não paramétricos Krusskal-Wallis e Mann-Whitney. Assim, verificou-se existirem diferenças significativas entre os 3 grupos de experiência
profissional como instrutor de Fitness nas aulas de Localizada, relativamente à frequência de
emissão de feedbacks por minuto, quando considerados todos os sujeitos, como quando
retirados os outliers de cada grupo. Relativamente à frequência de emissão de
feedbacks/minuto, quando analisados os 3 grupos com e sem outliers o grupo C foi o que mais
feedbacks/minuto emitiu; e o grupo B o que menos feedbacks/minuto emitiu.
Quanto ao comportamento de feedback observado no grupo A, tanto com todos os
sujeitos como quando retirados os outliers, constatou-se que os tipos de feedback mais
frequentemente utilizados foram os seguintes: momento de ocorrência, concorrente;
retrospectiva, separado; forma, auditivo; objectivo, avaliativo positivo; afectividade, positivo;
direcção, individual; acompanhamento de prática consequente ao feedback, ciclo de feedback.
Relativamente ao comportamento de feedback observado no grupo B, tanto com todos os
sujeitos, como quando retirados os outliers, constatou-se que os tipos de feedback mais
frequentemente utilizados foram os seguintes: momento de ocorrência, concorrente; retrospectiva, separado; forma, auditivo; objectivo, prescritivo positivo; afectividade, positivo;
direcção, individual; acompanhamento de prática consequente ao feedback, ciclo de feedback.
No que diz respeito ao comportamento de feedback observado no grupo C, tanto com
todos os sujeitos, como quando retirados os outliers, constatou-se que os tipos de feedback
mais frequentemente utilizados foram os seguintes: momento de ocorrência, concorrente;
retrospectiva, separado; forma, auditivo; objectivo, avaliativo positivo; afectividade, positivo;
direcção, individual; acompanhamento de prática consequente ao feedback, ciclo de feedback.
Relativamente às hipóteses de estudo, no que diz respeito à frequência de emissão de
feedback entre os sujeitos com diferentes anos de experiência profissional como instrutores de
Fitness, nas aulas de Localizada, concluiu-se o seguinte: Na hipótese 1 verificou-se existirem diferenças significativas entre os grupos na dimensão
momento de ocorrência, nas categorias: concorrente (quando retirados os outliers); terminal
imediato (quando retirados os outliers); terminal retardado (quando retirados os outliers).
Na hipótese 2 verificou-se existirem diferenças significativas entre os grupos na dimensão
retrospectiva, nas categorias: acumulado (quando retirados os outliers); e separado (quando
retirados os outliers).
Na hipótese 3 verificou-se existirem diferenças significativas entre os grupos na dimensão
forma, na categoria: quinestésico (com todos os sujeitos da amostra ou quando retirados os
outliers).
Na hipótese 4 verificou-se existirem diferenças significativas entre os grupos na dimensão
objectivo, nas categorias: prescritivo negativo (quando retirados os outliers); interrogativo (tanto
com todos os sujeitos como quando retirados os outliers); descritivo negativo (quando retirados
os outliers)
Na hipótese 5 não se verificou existirem diferenças significativas entre os grupos para a
dimensão afectividade nas categorias, positivo e negativo.
Na hipótese 6 não foram encontradas diferenças significativas entre os grupos para a
dimensão direcção. nas categorias: individual; grupo e classe.
Também na hipótese 7 não foram encontradas diferenças significativas entre os grupos para a
dimensão acompanhamento da prática consequente ao feedback. nas categorias: feedback
isolado; feedback seguido de observação e ciclo de feedback. - The propose of this study was characterize pedagogic feedback from Fitness Instructors in
resistance training activity, examine if there are significant differences in Fitness instructors
feedback frequency per minute with different levels of professional experience at resistance
training classes and, compare this behaviour type in Fitness Instructors with different levels of
professional experience.
The sample involved 62 resistance training instructors insert in different levels of professional
experience: professional experience as Fitness instructor with ≤ 3 years of experience (group
A); with + 3 to 5 years of experience (group B); and with > 5 years of experience. The
instructors were from Portugal.
The feedback provided by the instructors was observed through the record videos of the
respective classes.
It was used the pedagogical feedback observation systems (Piéron 1999; Sarmento, Veiga,
Rosado, Rodrigues & Ferreira 1998; Schmidt & Lee, 1999) with 7 dimensions with 24
categories. The recording procedure used was event recording.
The dimensions that were used: timing, retrospective, form, objective affectivity, direction,
practice accompaniment after feedback.
The feedback provided by instructors was study when they have a position like an outlier in the
group they were insert.
A analyse was made with and without outliers. For testing the study hypotheses was made a
analyse of variance at one factor (One Way Anova), the test Boferroni, and the non parametric
tests Krusskal-Wallis and Mann-Whitney.
It was verificated that there are significative differences between the 3 professional experience
groups as Fitness instructor in resistance training classes, in respect to emission frequency
feedback/minute, such as when were considerate all instructors, or when the outliers were
getting out of each group. When the 3 groups were analysed, with and without outliers, it was
the group C that more feedbacks provided, and it was the group B that less feedback provided.
In relation to feedback behaviour observed in group A with and without outliers, it was
verificated that the feedbacks more provided were: timing, concurrent; retrospective, separated;
form, auditory; objective, positive evaluate; affectivity, positive; direction, individual; practice
accompaniment feedback, feedback cycle.
In respect to feedback behaviour observed in group B with and without outliers, it was
verificated that the feedbacks more provided were: timing, concurrent; retrospective, separated;
form, auditory; objective, positive prescriptive; affectivity, positive; direction, individual; practice
accompaniment feedback, feedback cycle.In relation to feedback behaviour observed in group C with and without outliers, it was
verificated that the feedbacks more provided were: timing, concurrent; retrospective, separated;
form, auditory; objective, positive evaluate; affectivity, positive; direction, individual; practice
accompaniment feedback, feedback cycle.
Related with study hypothesis in respected to emission feedback frequency between instructors
with different levels of professional experience as Fitness instructor in resistance training
classes it was conclude that:
Hypothesis 1, verificated that there are significant differences between groups in timing
dimension in the categories concurrent (without outliers), terminal immediate (without outliers),
terminal delayed (without outliers).
Hypothesis 2, verificated that there are significant differences between groups in retrospective
dimension in the categories accumulated (without outliers), separated (without outliers).
Hypothesis 3, verificated that there are significant differences between groups in form
dimension in the categories kinaesthetic (with all instructors and without outliers).
Hypothesis 4, verificated that there are significant differences between groups in objective
dimension in the categories negative prescription (without outliers), interrogative (with all
instructors and without outliers), negative descriptive (without outliers).
Hypothesis 5, verificated that there are not significant differences between groups in affectivity
dimension in the categories positive, negative.
Hypothesis 6 that there are not significant differences between groups in direction dimension in
the categories individual, group and class.
Hypothesis 7 that there are not significant differences between groups in practice
accompaniment after feedback dimension in the categories, isolated feedback, feedback
followed by observation and feedback cycle.
XV
Description
DISSERTAÇÃO DE MESTRADO EM PSICOLOGIA DO DESPORTO E EXERCÍCIO, por VERA ALEXANDRA DA COSTA SIMÕES, em Vila Real,Fevereiro de 2008.Esta tese é submetida como requisito parcial para a obtenção do grau de mestre em
Psicologia do Desporto da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e da Escola
Superior de Desporto de Rio Maior.
Keywords
Feedback pedagógico Ginástica localizada Experiência profissional Instrutores de fitness