Repository logo
 
Publication

Refletindo sobre as práticas em educação de infância : organização e gestão do ambiente educativo e do grupo

dc.contributor.advisorPiscalho, Isabel
dc.contributor.authorMarques, Sofia Alexandra Alves
dc.date.accessioned2017-08-14T09:17:22Z
dc.date.available2017-08-14T09:17:22Z
dc.date.issued2016-03-02
dc.descriptionRelatório de estágio para a obtenção do grau de mestre na especialidade de Educação pré-escolarpt_PT
dc.description.abstractO presente relatório salienta as aprendizagens fomentadas pela participação nos estágios na valência de creche e de jardim de infância. Este relatório foi desenvolvido numa perspetiva de desenvolvimento pessoal e profissional, dando especial atenção à atitude crítica e reflexiva em relação à prática educativa. O trabalho empírico aborda as várias dimensões da gestão pedagógica com especial destaque para a gestão do grande grupo. A pesquisa realizada desenvolveu-se em torno da questão: Que estratégias pode o educador adoptar para assegurar o sucesso do processo de ensino aprendizagem? De forma a responder à questão recorreu-se a uma investigação qualitativa. Foi feita uma entrevista à educadora cooperante que depois foi analisada. Foram estudadas as planificações e os diários de estágio. Este estudo permitiu-me refletir sobre o meu papel como responsável pela organização do grupo e envolvimento das crianças no decorrer das atividades, tendo em conta as condicionantes dessa gestão do grupo. A principal conclusão apresentada é que cabe ao educador testar estratégias colocando-as em pratica a fim de determinar qual a mais eficiente para a turma em causa uma vez que cada grupo apresenta as suas próprias características.pt_PT
dc.description.abstractThe following report highlights de learning promoted by the participation in the different valences of the internship: nursery and kindergarten. This report was developed with a personal and professional development perspective, providing a critic and reflexive attitude towards the educational practice. The empiric work approaches the various dimensions of educational management with particular emphasis on the management of the large group. The survey was developed around the question: What strategies can the teacher take to ensure the success of the teaching and learning process? In order to answer the question we used a qualitative research. An interview with the cooperating teacher who was later analyzed. The lesson plans and daily stage were studied. This study has enabled me to reflect on my role as the group responsible for the organization and involvement of children in the course of activities, taking into account the constraints of this management group. The main conclusion drawn is that it is up to the educator to test strategies putting them into practice in order to determine the most efficient for the class in question since each group has its own characteristics.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.tid201116170
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/1834
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectgestão pedagógicapt_PT
dc.subjectestratégias para a organização de grupospt_PT
dc.subjectplanificaçãopt_PT
dc.subjectprocesso de ensino aprendizagempt_PT
dc.subjecteducational managementpt_PT
dc.subjectstrategies for organizing groupspt_PT
dc.subjectplanningpt_PT
dc.subjectteaching and learning processpt_PT
dc.titleRefletindo sobre as práticas em educação de infância : organização e gestão do ambiente educativo e do grupopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarémpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório de Estágio.pdf
Size:
448.64 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: