Repository logo
 
Publication

A contribuição dos serviços administrativos na melhoria das instituições educativas

dc.contributor.advisorGalinha, Sónia
dc.contributor.authorFerreira, Ana Paula Martins
dc.date.accessioned2024-01-07T22:44:59Z
dc.date.available2024-01-07T22:44:59Z
dc.date.issued2023-12-06
dc.descriptionMestrado em Ciências da Educação/Administração Educacionalpt_PT
dc.description.abstractO trabalho de projeto intitulado “A Contribuição dos Serviços Administrativos na melhoria das instituições educativas” tem como objetivo central analisar o papel dos assistentes técnicos na dinamização da vida escolar num locus empírico específico. Foram delineadas questões subjacentes à investigação, no que diz respeito, à imagem e ao desempenho dos serviços administrativos, à comunidade educativa, avaliando o serviço público prestado. No que se refere à metodologia utilizamos métodos quantitativos (questionários aos docentes, assistentes técnicos, alunos e encarregados de educação) e qualitativos (entrevista à Diretora), considerados necessários à nossa investigação. A triangulação dos dados efetuada permitiu constatar que a comunidade educativa do Agrupamento escolar em análise tem confiança no trabalho desenvolvido pelos assistentes técnicos em prol desta, que existem pontos a optimizar, nomeadamente à avaliação e ao trabalho em equipa. Foi proposto o desenvolvimento de trabalho colaborativo, interajuda de todos os assistentes técnicos participantes e liderança para promover a sua motivação e melhorar o serviço público prestado no campo de administração educacional.pt_PT
dc.description.abstractThe central aim of the project entitled "The Contribution of Administrative Services to the Improvement of Educational Institutions" is to analyze the role of technical assistants in boosting school life in a specific empirical locus. The questions underlying the research were outlined with regard to the image and performance of the administrative services to the educational community, evaluating the public service provided. As far as methodology is concerned, we used quantitative methods (questionnaires to teachers, technical assistants, students and parents) and qualitative methods (interviews with the Director), which were deemed necessary for our research. The triangulation of the data made it possible to verify that the educational community of the school grouping under analysis has confidence in the work carried out by the technical assistants on its behalf, that there are points to be optimized, namely evaluation and teamwork. It was proposed that collaborative work be developed, that all the technical assistants involved work together and that leadership be provided in order to promote their motivation and improve the public service provided in the field of educational administration.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.other203445791
dc.identifier.tid203445791
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/4652
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectserviços administrativospt_PT
dc.subjectcomunidade educativapt_PT
dc.subjectassistentes técnicospt_PT
dc.subjectinstituição educativapt_PT
dc.subjectadministrative servicespt_PT
dc.subjecteducational communitypt_PT
dc.subjecttechnical assistantspt_PT
dc.subjecteducational institutionpt_PT
dc.titleA contribuição dos serviços administrativos na melhoria das instituições educativaspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarémpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameDissertação de Mestradopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Trabalho Projeto_MAE_Ana Paula Ferreira.pdf
Size:
925.32 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: