Repository logo
 
Publication

As escolas e as associações locais: parcerias para o desenvolvimento educativo

dc.contributor.advisorUva, Marta
dc.contributor.authorTavares, Patrícia Isabel Batista
dc.date.accessioned2021-01-07T13:00:53Z
dc.date.available2021-01-07T13:00:53Z
dc.date.issued2020-12-02
dc.descriptionMestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básicopt_PT
dc.description.abstractEste relatório apresenta o percurso formativo e investigativo realizado no mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º CEB. A primeira parte refere-se às experiências da prática de ensino supervisionada, nas valências de creche, jardim de infância e 1º CEB, 1º e 4º anos. A segunda é relativa à componente investigativa. Trata-se de um estudo qualitativo que procura compreender o contributo das parcerias entre as escolas e as associações locais para o desenvolvimento educativo, através de análise documental e entrevistas semiestruturadas ao diretor do AE, educadora de infância e duas professoras do 1º CEB. Os resultados obtidos permitiram concluir que as parcerias educativas contribuem para enriquecer o currículo; participar na dinâmica da comunidade; diversificar os recursos educativos; e proporcionar momentos lúdicos, respeitando os interesses dos alunos. O planeamento de atividades em parceria constitui-se uma oportunidade para ampliar as experiências dos alunos, beneficiando especialmente a abordagem à componente cidadania e desenvolvimento.pt_PT
dc.description.abstractThe present report presents the formative and investigative path taken during the master’s degree in Pre-School Education and Teaching at the 1st CEB. The first part of the report refers to the experiences of supervised teaching practice, in the areas of day care, kindergarten and 1st CEB, 1st and 4th years of schooling. The second is related to the investigative component and approaches a qualitative case study that seeks to understand the contribution of partnerships between schools and local associations for educational development, through documentary analysis and semi-structured interviews with the director of school cluster, a kindergarten teacher and two teachers from de 1st CEB. The results obtained allowed to conclude that educational partnerships contribute to: enrich the curriculum; participate in community dynamics; diversify educational resources; and provide playful moments, respecting the interests of the students. The planning of projects and activities in partnership provides a great opportunity to expand the children experiences, especially benefiting the approach to the citizenship and development component.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.issn202552152
dc.identifier.other202552152
dc.identifier.tid202552152
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/3215
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectparceriapt_PT
dc.subjectcurrículopt_PT
dc.subjectcidadania e desenvolvimentopt_PT
dc.subjectpartnershippt_PT
dc.subjectcurriculumpt_PT
dc.subjectcitizenship and developmentpt_PT
dc.titleAs escolas e as associações locais: parcerias para o desenvolvimento educativopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarémpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameDissertação de Mestradopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório de Estágio_Patrícia Tavares.pdf
Size:
2.27 MB
Format:
Adobe Portable Document Format