Publication
As escolas e as associações locais: parcerias para o desenvolvimento educativo
dc.contributor.advisor | Uva, Marta | |
dc.contributor.author | Tavares, Patrícia Isabel Batista | |
dc.date.accessioned | 2021-01-07T13:00:53Z | |
dc.date.available | 2021-01-07T13:00:53Z | |
dc.date.issued | 2020-12-02 | |
dc.description | Mestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico | pt_PT |
dc.description.abstract | Este relatório apresenta o percurso formativo e investigativo realizado no mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º CEB. A primeira parte refere-se às experiências da prática de ensino supervisionada, nas valências de creche, jardim de infância e 1º CEB, 1º e 4º anos. A segunda é relativa à componente investigativa. Trata-se de um estudo qualitativo que procura compreender o contributo das parcerias entre as escolas e as associações locais para o desenvolvimento educativo, através de análise documental e entrevistas semiestruturadas ao diretor do AE, educadora de infância e duas professoras do 1º CEB. Os resultados obtidos permitiram concluir que as parcerias educativas contribuem para enriquecer o currículo; participar na dinâmica da comunidade; diversificar os recursos educativos; e proporcionar momentos lúdicos, respeitando os interesses dos alunos. O planeamento de atividades em parceria constitui-se uma oportunidade para ampliar as experiências dos alunos, beneficiando especialmente a abordagem à componente cidadania e desenvolvimento. | pt_PT |
dc.description.abstract | The present report presents the formative and investigative path taken during the master’s degree in Pre-School Education and Teaching at the 1st CEB. The first part of the report refers to the experiences of supervised teaching practice, in the areas of day care, kindergarten and 1st CEB, 1st and 4th years of schooling. The second is related to the investigative component and approaches a qualitative case study that seeks to understand the contribution of partnerships between schools and local associations for educational development, through documentary analysis and semi-structured interviews with the director of school cluster, a kindergarten teacher and two teachers from de 1st CEB. The results obtained allowed to conclude that educational partnerships contribute to: enrich the curriculum; participate in community dynamics; diversify educational resources; and provide playful moments, respecting the interests of the students. The planning of projects and activities in partnership provides a great opportunity to expand the children experiences, especially benefiting the approach to the citizenship and development component. | pt_PT |
dc.description.version | N/A | pt_PT |
dc.identifier.issn | 202552152 | |
dc.identifier.other | 202552152 | |
dc.identifier.tid | 202552152 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.15/3215 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.subject | parceria | pt_PT |
dc.subject | currículo | pt_PT |
dc.subject | cidadania e desenvolvimento | pt_PT |
dc.subject | partnership | pt_PT |
dc.subject | curriculum | pt_PT |
dc.subject | citizenship and development | pt_PT |
dc.title | As escolas e as associações locais: parcerias para o desenvolvimento educativo | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Santarém | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Dissertação de Mestrado | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- Relatório de Estágio_Patrícia Tavares.pdf
- Size:
- 2.27 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format