Repository logo
 
Publication

Potencialidades e limitações de sessões de discussão de controvérsias sociocientíficas como contributos para a literacia científica

dc.contributor.authorReis, Pedro
dc.contributor.authorHilário, Teresa
dc.date.accessioned2010-06-03T19:44:46Z
dc.date.available2010-06-03T19:44:46Z
dc.date.issued2009-12
dc.description.abstractA presente investigação pretendeu avaliar potencialidades de sessões de discussão em torno de controvérsias sociocientíficas na promoção da literacia científica dos alunos. Para tal, procedeu-se a uma investigação, de índole essencialmente qualitativa, numa turma de Biologia do décimo segundo ano, constituída por vinte e cinco alunos com 17-18 anos. Esta turma foi organizada em grupos, ficando cada um deles encarregue de conceber e dinamizar, sob a supervisão da professora, uma sessão de discussão em torno de conteúdos curriculares de natureza controversa, nomeadamente, manipulação da fertilidade humana, manipulação da informação genética humana e engenharia genética. Nessas sessões, que decorreram posteriormente à abordagem dos temas em aula, participaram os alunos envolvidos no estudo e outra turma convidada, do décimo primeiro ano, proveniente de uma área diferente da área científico tecnológica. As sessões foram alvo de observação por parte da professora, simultaneamente investigadora, e sempre que possível por um segundo observador. Após concluídas as várias sessões, que decorreram ao longo do ano lectivo, procurou-se aceder às concepções dos alunos acerca das potencialidades e limitações da discussão, através da redacção de narrativas individuais e da realização de entrevistas semi-estruturadas a um conjunto de oito alunos seleccionados aleatoriamente. Os resultados evidenciaram uma variação da qualidade das sessões de discussão de acordo com vários factores, nomeadamente: o tema em discussão, as características do grupo dinamizador, as características do grupo participante, a estrutura da sessão de discussão e o facto de ter ou não existido uma apresentação prévia dos conceitos científicos pelos organizadores da discussão. Os resultados apontam para a contribuição das sessões de discussão para uma melhor apropriação do conhecimento científico inerente, para o desenvolvimento de capacidades de comunicação, argumentação e reflexão e, ainda, para o confronto dos alunos com uma concepção de ciência como empreendimento dinâmico, dependente de valores, condicionado e condicionante da sociedade. Não se detectaram diferenças no envolvimento e na participação entre a turma de Biologia e a turma convidada, mas a qualidade da intervenção de cada turma foi diferente: ambos os grupos justificaram as suas posições com recurso a aspectos sociais e morais mas os alunos da turma de Biologia recorreram também a aspectos de natureza científica para fundamentar os seus pontos de vista. Apesar de algumas limitações, como o tempo exigido para a realização da actividade e o facto de alguns alunos demonstrarem alguma dificuldade na exposição oral das suas perspectivas, os resultados da discussão parecem reforçar a concepção que o recurso sistemático a sessões de discussão em torno de assuntos científicos de natureza controversa contribui para alicerçar a literacia científica dos mesmos, pelo que se recomenda a sua introdução nas aulas de Biologia.pt
dc.identifier.citationREIS, Pedro Rocha dos; HILÁRIO, Teresa - Potencialidades e limitações de sessões de discussão de controvérsias sociocientíficas como contributos para a literacia científica. Revista de Estudos Universitários. Vol.35, nº2 (Dez.2009), p. 167-183pt
dc.identifier.issn0102-6437
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/31
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Sorocabapt
dc.relation.ispartofseriesv. 35, n. 2;
dc.relation.publisherversionhttp://periodicos.uniso.br/index.php/reu/indexpt
dc.subjectLiteracia científicapt
dc.subjectControvérsias sociocientíficaspt
dc.subjectDiscussõespt
dc.subjectArgumentaçãopt
dc.titlePotencialidades e limitações de sessões de discussão de controvérsias sociocientíficas como contributos para a literacia científicapt
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSorocaba - S.Paulopt
oaire.citation.endPage183pt
oaire.citation.startPage167pt
oaire.citation.titleRevista de Estudos Universitáriospt
rcaap.rightsopenAccesspt
rcaap.typearticlept

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
568-1310-1-PB.pdf
Size:
52.9 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.8 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: