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Abstract(s)
A presente investigação pretendeu avaliar potencialidades de sessões de
discussão em torno de controvérsias sociocientíficas na promoção da literacia científica
dos alunos. Para tal, procedeu-se a uma investigação, de índole essencialmente qualitativa,
numa turma de Biologia do décimo segundo ano, constituída por vinte e cinco alunos
com 17-18 anos. Esta turma foi organizada em grupos, ficando cada um deles encarregue
de conceber e dinamizar, sob a supervisão da professora, uma sessão de discussão em
torno de conteúdos curriculares de natureza controversa, nomeadamente, manipulação
da fertilidade humana, manipulação da informação genética humana e engenharia
genética. Nessas sessões, que decorreram posteriormente à abordagem dos temas em
aula, participaram os alunos envolvidos no estudo e outra turma convidada, do décimo
primeiro ano, proveniente de uma área diferente da área científico tecnológica. As
sessões foram alvo de observação por parte da professora, simultaneamente
investigadora, e sempre que possível por um segundo observador. Após concluídas as
várias sessões, que decorreram ao longo do ano lectivo, procurou-se aceder às
concepções dos alunos acerca das potencialidades e limitações da discussão, através
da redacção de narrativas individuais e da realização de entrevistas semi-estruturadas
a um conjunto de oito alunos seleccionados aleatoriamente. Os resultados evidenciaram
uma variação da qualidade das sessões de discussão de acordo com vários factores,
nomeadamente: o tema em discussão, as características do grupo dinamizador, as
características do grupo participante, a estrutura da sessão de discussão e o facto de
ter ou não existido uma apresentação prévia dos conceitos científicos pelos organizadores da discussão. Os resultados apontam para a contribuição das sessões de
discussão para uma melhor apropriação do conhecimento científico inerente, para o
desenvolvimento de capacidades de comunicação, argumentação e reflexão e, ainda,
para o confronto dos alunos com uma concepção de ciência como empreendimento
dinâmico, dependente de valores, condicionado e condicionante da sociedade. Não
se detectaram diferenças no envolvimento e na participação entre a turma de Biologia
e a turma convidada, mas a qualidade da intervenção de cada turma foi diferente:
ambos os grupos justificaram as suas posições com recurso a aspectos sociais e morais
mas os alunos da turma de Biologia recorreram também a aspectos de natureza científica
para fundamentar os seus pontos de vista. Apesar de algumas limitações, como o tempo
exigido para a realização da actividade e o facto de alguns alunos demonstrarem alguma
dificuldade na exposição oral das suas perspectivas, os resultados da discussão parecem
reforçar a concepção que o recurso sistemático a sessões de discussão em torno de
assuntos científicos de natureza controversa contribui para alicerçar a literacia científica
dos mesmos, pelo que se recomenda a sua introdução nas aulas de Biologia.
Description
Keywords
Literacia científica Controvérsias sociocientíficas Discussões Argumentação
Citation
REIS, Pedro Rocha dos; HILÁRIO, Teresa - Potencialidades e limitações de sessões de discussão de controvérsias sociocientíficas como contributos para a literacia científica. Revista de Estudos Universitários. Vol.35, nº2 (Dez.2009), p. 167-183