Publication
Aprendizagens essenciais e práticas de abordagem da gramática – experiência(s) de trabalho oficinal
dc.contributor.author | Teixeira, Madalena | |
dc.contributor.author | Viegas, Filomena | |
dc.date.accessioned | 2021-02-07T00:15:21Z | |
dc.date.available | 2021-02-07T00:15:21Z | |
dc.date.issued | 2019 | |
dc.description.abstract | O contexto de supervisão de estágios tem mostrado que a multiplicidade de documentos orientadores da prática pedagógica (Programa de Português e Metas Curriculares de Português [PPMCP]), (2015), Aprendizagens Essenciais de Português (AEP) (2018) é, por vezes, fator de desestabilização para a comunidade docente. Importa, pois, perceber-se que as AEP (2018), não aportando uma “revogação de programas”, implicam um trabalho de articulação de competências, valorizado nos documentos de referência em vigor, que deverá culminar no que é essencial que um aluno aprenda. Com base neste princípio, considera-se que o uso da sequência didática (Dolz, et al. 2004), integrando uma articulação do laboratório gramatical (Duarte, 2008) com a pedagogia dos discursos (Silvano & Rodrigues, 2010), potencia uma planificação e o desenvolvimento de práticas pedagógicas que poderão traduzir-se em resultados profícuos. Assim, o estudo que se apresenta tem como finalidade o desenvolvimento de um trabalho experimental em contexto de formação, cujos objetivos são: i) conhecer as AEP e as suas potencialidades de trabalho; ii) utilizar a sequência didática, com enfoque no laboratório gramatical e na pedagogia dos discursos, como uma das estratégias de trabalho em sala de aula a privilegiar; iii) abordar conceitos essenciais no ensino da gramática, mobilizáveis no desenvolvimento das competências de leitura, escrita e oralidade, num processo de aprendizagem progressivo e articulado. A metodologia utilizada para o desenvolvimento deste estudo é de natureza qualitativa e assume o desenho de investigação-ação, com envolvimento dos participantes na experiência, realizada no formato de oficina de formação, tendo em vista contribuir para uma melhoria das práticas pedagógicas (Zuber-Skerrit,1992). A experiência de formação já desenvolvida aponta para resultados que evidenciam as vantagens do trabalho colaborativo, na análise e construção de sequências didáticas e na abordagem de conceitos essenciais no ensino da gramática, a necessidade de mais momentos de formação contínua e um maior conhecimento dos pressupostos e de conteúdos/conceitos das AEP (2018), no quadro de aplicação da flexibilidade curricular. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Teixeira, M. & Viegas, F. (2019). Aprendizagens essenciais e práticas de abordagem da gramática – experiência(s) de trabalho oficinal, 13.º Encontro Nacional da Associação de Professores de Português – Percursos da Interdisciplinaridade em Português: dos projetos às práticas. Lisboa: Associação de Professores de Português, pp.1-21. | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.15/3324 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | http://appform.pt/13ENAPP/enapp2019_atas.pdf | pt_PT |
dc.subject | aprendizagens essenciais | pt_PT |
dc.subject | sequência didática | pt_PT |
dc.subject | laboratório gramatical | pt_PT |
dc.title | Aprendizagens essenciais e práticas de abordagem da gramática – experiência(s) de trabalho oficinal | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa: Associação de Professores de Português | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 21 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 1 | pt_PT |
oaire.citation.title | 13.º Encontro Nacional da Associação de Professores de Português – Percursos da Interdisciplinaridade em Português: dos projetos às práticas | pt_PT |
person.familyName | Teixeira | |
person.givenName | Madalena | |
person.identifier.ciencia-id | 2E10-F2A8-85E5 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-1064-3790 | |
person.identifier.scopus-author-id | 55650388200 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | e0dd4ee5-84e8-43c2-9aae-055ad9c87db4 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | e0dd4ee5-84e8-43c2-9aae-055ad9c87db4 |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- Aprendizagens essenciais e práticas de abordagem da gramática_experiência(s) de trabalho oficinal APP_2019.pdf
- Size:
- 724.96 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format