Repository logo
 
Publication

Estratégias para a integração de alunos de Português Língua Não Materna no 1º Ciclo do Ensino Básico: revisão sistemática da investigação em relatórios finais entre 2012 e 2015

dc.contributor.advisorTeixeira, Madalena
dc.contributor.authorSilva, Vanessa Santos Rodrigues da
dc.date.accessioned2017-08-10T15:53:08Z
dc.date.available2017-08-10T15:53:08Z
dc.date.issued2017-05-30
dc.descriptionRelatório final apresentado para a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.description.abstractO presente relatório reflete as etapas do nosso caminho percorrido ao longo das práticas pedagógicas que se inseriram no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e no qual descreve as aprendizagens adquiridas nos diversos contextos, centrando-se num estudo desenvolvido com questões que surgiram a partir dos mesmos. Este relatório visa explorar algumas estratégias didáticas que procuram promover a integração de alunos de Português Língua Não Materna, assim como compreender de que modo a interação professor-aluno e aluno-aluno promove esta integração. Trata-se de um trabalho de revisão sistemática no qual se pretende analisar e integrar os resultados de oito relatórios de mestrado realizados entre os anos de 2012 e 2015, sobre a mesma questão de pesquisa - Estratégias para a integração de alunos de Português Língua Não Materna no 1.º Ciclo do Ensino Básico -, combinando em medida de resumo, os resultados dos mesmos estudos. Os resultados obtidos apontam para uma coletânea de estratégias e instrumentos que visam promover a integração dos alunos de PLNM, bem como o desenvolvimento das competências linguísticas destes alunos face à língua portuguesa.pt_PT
dc.description.abstractThis report reflects the stages of our journey along our teaching practice that have been inserted in the ambit of the Master's Degree in Pre-school Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education and it describes the learning acquired in the different contexts, focusing on a study developed with questions that arose from them. This study aims to explore some didactic strategies that seek to promote the integration of Portuguese Non-Mother language students, as well as to understand how the teacher-student and student-student interaction promotes this integration. It is a systematic review work in which it is intended to analyze and integrate the results of eight master's reports between the years 2012 and 2015, on the same research question - Strategies for the integration of students of Portuguese Non-Mother Language In the 1st Cycle of Basic Education -, combining in summary measure, the results of the same studies. The results obtained point to a collection of strategies and instruments that aim to promote the integration of PLNM students, as well as the development of the language skills of these students in relation to the Portuguese language.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.tid201724782
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/1818
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectPLNMpt_PT
dc.subjectensino do português para estrangeirospt_PT
dc.subjectalunospt_PT
dc.subjectdiversidade linguística e culturalpt_PT
dc.subjectestratégiaspt_PT
dc.subjectteaching portuguese for foreignerspt_PT
dc.subjectstudentspt_PT
dc.subjectlinguistic and cultural diversitypt_PT
dc.subjectstrategiespt_PT
dc.titleEstratégias para a integração de alunos de Português Língua Não Materna no 1º Ciclo do Ensino Básico: revisão sistemática da investigação em relatórios finais entre 2012 e 2015pt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarém, Portugalpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEducação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
relatoriofinal_VAN_SILVA_DEFINITIVA.pdf
Size:
1.76 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: