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- Género na escola: perspetivando cidadãos para a diversidadePublication . Rainho, Vanessa Sofia Coito; Teixeira, Madalena; Silva, Roberval Teixeira eO presente relatório reflete as etapas do caminho percorrido ao longo da prática pedagógica, no âmbito do Mestrado em Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico e descreve as aprendizagens adquiridas nos vários contextos, centrando-se, posteriormente, num estudo desenvolvido no contexto de 4.º ano. Esse trabalho, recai na perspetiva dos sujeitos em relação a questões de género com atividades em grande grupo com o professor e colegas em sala de aula. A metodologia utilizada para o efeito é de natureza qualitativa, os dados foram recolhidos através da gravação de duas aulas nas quais a pesquisadora interagiu com os alunos a partir de materiais motivadores, tais como o vídeo. Com este trabalho, pretende-se que cada sujeito seja respeitado na sua diferença, mais concretamente na sua diferença de género. Assim, a postura defendida é a de que precisamos desenvolver uma sensibilidade social que não crie um único padrão de comportamento ligado a identidades de géneros. É a sensibilidade para aceitar as diferenças.
- A importância do texto de tipo instrucional em manuais escolares de português do 1º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Santos, Sara Cristina Cordeiro dos; Teixeira, MadalenaO tema deste trabalho resultou da investigação nos manuais escolares de 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB), sobre a importância que é dada a cada uma das tipologias textuais. Ao longo do trabalho procurou-se demonstrar a importância que é atribuída nos manuais escolares de Português, com os quais se trabalhou em contexto de estágio, ao texto de tipo instrucional. Uma vez que integramos uma sociedade onde nos deparamos muitas vezes com instruções para nos orientar no nosso dia a dia (horários de transportes, indicações, manuais de instruções, receitas, entre outros), considerei fundamental debruçar-me sobre esta tipologia textual em particular. O que verifiquei é que nos manuais este tipo de texto tem uma representação diminuta. Sublinha-se, também, a importância da leitura, na medida em que é fundamental que as crianças compreendam o que leem, pois como defende Solé (1987) “ler é compreender um texto, (…) interpretar o que diz um texto; descobrir-lhe significado”. Foco-me, igualmente, na importância das tipologias textuais, sabendo que “as características dos tipos ou géneros constituem indicadores importantes para a produção e para a interpretação dos textos” (Dicionário Terminológico). Para finalizar o tema de investigação, demonstro quais as vantagens de se trabalhar o texto de tipo instrucional com os alunos, uma vez que, tal como afirmei anteriormente, é um tipo de texto que faz parte do nosso quotidiano. Esta investigação foi realizada, de forma indireta, com crianças em contexto de Jardim de Infância e com alunos de 4.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico.
- Estratégias para a integração de alunos de Português Língua Não Materna no 1º Ciclo do Ensino Básico: revisão sistemática da investigação em relatórios finais entre 2012 e 2015Publication . Silva, Vanessa Santos Rodrigues da; Teixeira, MadalenaO presente relatório reflete as etapas do nosso caminho percorrido ao longo das práticas pedagógicas que se inseriram no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e no qual descreve as aprendizagens adquiridas nos diversos contextos, centrando-se num estudo desenvolvido com questões que surgiram a partir dos mesmos. Este relatório visa explorar algumas estratégias didáticas que procuram promover a integração de alunos de Português Língua Não Materna, assim como compreender de que modo a interação professor-aluno e aluno-aluno promove esta integração. Trata-se de um trabalho de revisão sistemática no qual se pretende analisar e integrar os resultados de oito relatórios de mestrado realizados entre os anos de 2012 e 2015, sobre a mesma questão de pesquisa - Estratégias para a integração de alunos de Português Língua Não Materna no 1.º Ciclo do Ensino Básico -, combinando em medida de resumo, os resultados dos mesmos estudos. Os resultados obtidos apontam para uma coletânea de estratégias e instrumentos que visam promover a integração dos alunos de PLNM, bem como o desenvolvimento das competências linguísticas destes alunos face à língua portuguesa.