Repository logo
 
Publication

A Gestão das emoções na Educação Pré-Escolar

dc.contributor.advisorTagarro, Marta
dc.contributor.authorCoelho, Ana Rita Nunes
dc.date.accessioned2025-01-09T23:36:37Z
dc.date.available2025-01-09T23:36:37Z
dc.date.issued2024-11-22
dc.descriptionMestrado em Educação Pré-Escolarpt_PT
dc.description.abstractO presente relatório descreve o percurso realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, destacando as experiências vivenciadas nas Práticas de Ensino Supervisionada, em contextos de Creche e Jardim de Infância e apresentando os projetos desenvolvidos nestes contextos. Seguidamente apresenta-se o exercício investigativo que pretende trazer um aprofundamento no tema das emoções em crianças de pré-escolar partindo da seguinte pergunta de investigação: Qual a importância de trabalhar as emoções nas crianças do pré-escolar? Optou-se por uma metodologia de natureza qualitativa, com uma amostra de 5 crianças de pré-escolar, 3 educadoras e 1 psicóloga. Os instrumentos utilizados foram: entrevistas semidiretivas e desenhos comentados. Os resultados da investigação apontam para a importância do trabalho das emoções na educação pré-escolar. No que se refere às conceções sobre as emoções, constatou-se que as emoções são entendidas como elementos naturais do desenvolvimento das crianças. A gestão das emoções devpt_PT
dc.description.abstractThe present report describes the journey undertaken within the scope of the Master's Degree in Preschool Education, highlighting the experiences lived during the Supervised Teaching Practice in Nursery and Kindergarten contexts and presenting the projects developed in these settings. Subsequently, an investigative exercise is presented that aims to deepen the topic of emotions in preschool children, starting from the following research question: What is the importance of working on emotions in preschool children? A qualitative methodology was chosen, with a sample of 5 preschool children, 3 educators, and 1 psychologist. The instruments used were semi-structured interviews and commented drawings. The research results point to the importance of working on emotions in preschool education. Regarding conceptions about emotions, it was found that emotions are understood as natural elements of children's development. Emotion management should always be addressed through diverse strategies such as activities and gampt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.other203782402
dc.identifier.tid203782402
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/5069
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectemoçõespt_PT
dc.subjectcriançaspt_PT
dc.subjectpré-escolarpt_PT
dc.subjecteducaçãopt_PT
dc.subjectemotionspt_PT
dc.subjectchildrenpt_PT
dc.subjectlinvolvementpt_PT
dc.subjecteducationpt_PT
dc.titleA Gestão das emoções na Educação Pré-Escolarpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarémpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.levelDissertação de Mestradopt_PT
thesis.degree.nameEducação Pré-Escolar

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório Estágio_MEPRE_ Ana Rita Coelho.pdf
Size:
1.23 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: