Publication
A Gestão das emoções na Educação Pré-Escolar
dc.contributor.advisor | Tagarro, Marta | |
dc.contributor.author | Coelho, Ana Rita Nunes | |
dc.date.accessioned | 2025-01-09T23:36:37Z | |
dc.date.available | 2025-01-09T23:36:37Z | |
dc.date.issued | 2024-11-22 | |
dc.description | Mestrado em Educação Pré-Escolar | pt_PT |
dc.description.abstract | O presente relatório descreve o percurso realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, destacando as experiências vivenciadas nas Práticas de Ensino Supervisionada, em contextos de Creche e Jardim de Infância e apresentando os projetos desenvolvidos nestes contextos. Seguidamente apresenta-se o exercício investigativo que pretende trazer um aprofundamento no tema das emoções em crianças de pré-escolar partindo da seguinte pergunta de investigação: Qual a importância de trabalhar as emoções nas crianças do pré-escolar? Optou-se por uma metodologia de natureza qualitativa, com uma amostra de 5 crianças de pré-escolar, 3 educadoras e 1 psicóloga. Os instrumentos utilizados foram: entrevistas semidiretivas e desenhos comentados. Os resultados da investigação apontam para a importância do trabalho das emoções na educação pré-escolar. No que se refere às conceções sobre as emoções, constatou-se que as emoções são entendidas como elementos naturais do desenvolvimento das crianças. A gestão das emoções dev | pt_PT |
dc.description.abstract | The present report describes the journey undertaken within the scope of the Master's Degree in Preschool Education, highlighting the experiences lived during the Supervised Teaching Practice in Nursery and Kindergarten contexts and presenting the projects developed in these settings. Subsequently, an investigative exercise is presented that aims to deepen the topic of emotions in preschool children, starting from the following research question: What is the importance of working on emotions in preschool children? A qualitative methodology was chosen, with a sample of 5 preschool children, 3 educators, and 1 psychologist. The instruments used were semi-structured interviews and commented drawings. The research results point to the importance of working on emotions in preschool education. Regarding conceptions about emotions, it was found that emotions are understood as natural elements of children's development. Emotion management should always be addressed through diverse strategies such as activities and gam | pt_PT |
dc.description.version | N/A | pt_PT |
dc.identifier.other | 203782402 | |
dc.identifier.tid | 203782402 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.15/5069 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.subject | emoções | pt_PT |
dc.subject | crianças | pt_PT |
dc.subject | pré-escolar | pt_PT |
dc.subject | educação | pt_PT |
dc.subject | emotions | pt_PT |
dc.subject | children | pt_PT |
dc.subject | linvolvement | pt_PT |
dc.subject | education | pt_PT |
dc.title | A Gestão das emoções na Educação Pré-Escolar | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Santarém | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.level | Dissertação de Mestrado | pt_PT |
thesis.degree.name | Educação Pré-Escolar |