Repository logo
 
Publication

Bullying e as tecnologias da comunicação: do uso ao abuso

dc.contributor.authorNovo, Cristina
dc.date.accessioned2010-12-17T09:54:07Z
dc.date.available2010-12-17T09:54:07Z
dc.date.issued2009
dc.description.abstractNovos contextos culturais e sociais trouxeram para a Escola nos últimos 30 anos novos e grandes desafios, a que nem sempre esta consegue responder de forma eficaz e eficiente, prevenindo certos comportamentos de risco ou evitando mesmo interferências graves na vida particular e social das crianças e jovens que a frequentam. Falamos de fenómenos como o cyberbullying, que acontecem cada vez com mais frequência dentro e fora do espaço Escola. Frequentemente a adopção de determinadas práticas, facilitadas nos últimos anos pela universalização dos recursos tecnológicos, mesmo que sem consciência absoluta dos riscos inerentes, desencadeia processos invasivos nas vidas de muitas crianças e jovens sem que familiares, professores ou outros adultos que lhes são próximos, se apercebam. Neste artigo teremos então como preocupação central reflectir sobre alguns destes riscos que lhes estão inerentes e enunciar algumas formas de os prevenir, apoiando-nos nalgumas experiências relatadas por jovens, no âmbito de acções do programa nacional Segurança na Internet. Será ainda uma preocupação presente a contextualização do tema e de acções disponíveis a nível nacional e internacional para crianças, jovens, pais/encarregados de educação e professores, com o propósito de deixar pistas para o aprofundamento do tema. - New cultural and social contexts brought to school for the last 30 years new challenges that are not always able to respond effectively and efficiently, preventing certain risk behaviors or even avoiding harmful interference in private life and social development of children and young people. We are referring to the phenomena such as cyberbullying which is happening with increasing frequency within and outside of the school. Often the adoption of certain practices, facilitated in recent years by universal technological resources, even if unaware of the absolute risks, triggers invasive processes in the lives of many children and young people without families, teachers or other adults close to them are unaware. In this article we will then intend to reflect on some of these risks and suggest some ways to prevent, relying on some experiences in recent years with young people, in proceedings of the National Security on the Internet. Is this still a concern to contextualize the topic and it is a national debate subject.por
dc.identifier.citationNOVO, Cristina - Bullying e as tecnologias da comunicação: do uso ao abuso. Revista Interacções. Nº13 (2009), p.327-337por
dc.identifier.issn1646-2335
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/361
dc.language.isoporpor
dc.publisherInstituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Educaçãopor
dc.relation.publisherversionhttp://nonio.eses.pt/interaccoes/artigos/M17%20-%20Novo%281%29.pdfpor
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicaçãopor
dc.subjectCrianças e jovenspor
dc.subjectRiscospor
dc.subjectDesafiospor
dc.subjectCiber-intimidação / Cyberbullyingpor
dc.titleBullying e as tecnologias da comunicação: do uso ao abusopor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarémpor
oaire.citation.endPage337p.por
oaire.citation.startPage327p.por
oaire.citation.titleRevista Interacçõespor
person.familyNameNovo
person.givenNameCristina
person.identifier.ciencia-idBD1B-E52E-00F7
person.identifier.orcid0000-0002-2379-3029
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor
relation.isAuthorOfPublication5c369f0f-76c5-4c30-9227-b2ee66177aac
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery5c369f0f-76c5-4c30-9227-b2ee66177aac

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
M17.pdf
Size:
75.72 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: