datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | |
datacite.subject.sdg | 04:Educação de Qualidade | |
dc.contributor.author | Catela, David | |
dc.date.accessioned | 2025-04-14T16:58:56Z | |
dc.date.available | 2025-04-14T16:58:56Z | |
dc.date.issued | 2004-08 | |
dc.description.abstract | Queremos agarrar uma pequena esfera enfiada num pequeno orifício e os nossos dedos não cabem. Como tirar a esfera? Recorremos a uma pinça. A pinça vai permitir-nos retirar a esfera do orifício, mas vai alterar as nossas referências corporais. A pinça prolonga-se para lá dos limites dos nossos dedos, a parte que dela servir para "agarrar" a esfera tem dimensões e um atrito diferentes das polpas dos nossos dedos. A percepção que temos do peso e da textura da esfera faz-se já não directamente através da nossa pele mas indirectamente através da pinça. Já não temos que decidir quantos dedos usar mas a que distância devemos parar. Podemos mesmo alcançar o objecto se ele estiver mais afastado de nós, como se de facto ele não estivesse. Incorporaremos nós o instrumento no nosso corpo, como se passássemos a possuir um outro eu corporal? De tão óbvio e trivial, o uso do instrumento não tem sido alvo da devida atenção. Neste texto identificaremos primeiro o que consideramos ser um instrumento e usar um instrumento. Seguidamente faremos uma análise de estudos que de um modo directo ou indirecto abordaram o desenvolvimento motor, a aprendizagem motora e/ou o controlo motor de instrumentos. Finalmente reflectiremos sobre questões metodológicas para o estudo do uso do instrumento. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Catela, D. (2004). O Uso do Instrumento e o Estudo do Comportamento Motor. In J. Barreiros, M. Godinho, F. Melo, & C. Neto (Eds), Desenvolvimento e Aprendizagem: Perspectivas Cruzadas (pp. 119-135). Cruz Quebrada, Algés: Edições F.M.H. | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 972-735-108-5 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.15/5766 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Faculdade de Motricidade Humana, Serviço de Edições | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | |
dc.subject | uso de instrumento | pt_PT |
dc.subject | incorporação | pt_PT |
dc.subject | desenvolvimento motor | pt_PT |
dc.subject | aprendizagem motora | pt_PT |
dc.subject | constragimentos da tarefa | pt_PT |
dc.subject | constrangimentos do envolvimento | pt_PT |
dc.subject | crianças | pt_PT |
dc.title | O uso do instrumento e o estudo do comportamento motor | por |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 135 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 119 | pt_PT |
oaire.version | http://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85 | |
person.familyName | Catela | |
person.givenName | David | |
person.identifier | 000000006879862X | |
person.identifier.ciencia-id | 2118-1841-45D3 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-0759-8343 | |
person.identifier.rid | J-3158-2016 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | bookPart | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 4978c4a0-a7cc-4626-8581-c54939266d48 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 4978c4a0-a7cc-4626-8581-c54939266d48 |