Publication
Adaptação da unidade curricular "educação a distância" face ao surto pandémico COVID-19
dc.contributor.author | Barbas, Maria Potes | |
dc.contributor.author | Torres, Ana Luísa Mateus Oliveira Chança | |
dc.contributor.author | Lopes, Nádia | |
dc.date.accessioned | 2020-09-29T22:11:11Z | |
dc.date.available | 2020-09-29T22:11:11Z | |
dc.date.issued | 2020-07-31 | |
dc.description.abstract | O presente artigo tem como objetivo analisar a unidade curricular “Educação a distância” e perceber quais foram as adaptações necessárias face à pandemia COVID-19. Esta unidade curricular é lecionada ao segundo ano da licenciatura em “Produção Multimédia em Educação”, na Escola Superior de Educação (ESES) do Instituto Politécnico de Santarém. Para melhor perceber esta invulgar realidade, em primeiro lugar iremos introduzir o impacto desta pandemia e suas alterações no ensino-aprendizagem a nível internacional e nacional, passando pelo tema da avaliação não presencial, uma temática tão preocupante e debatida. A nível internacional damos o exemplo do grupo de Trabalho da Crue Universidades Espanholas através do “Relatório sobre Procedimentos de Avaliação não Presencial. Estudo do Impacto da sua implementação nas Universidades Espanholas e Recomendações”, a nível nacional através do Despacho Nº86/R/2020 da Universidade Aberta, dedicada ao ensino em eLearning, e a nível local o exemplo adotado pela Escola Superior de Educação do IPSantarém. | pt_PT |
dc.description.abstract | This article aims to analyze the curricular unit “Distance Education” and understand what were the necessary adaptations in the face of the pandemic COVID-19. This course is taught in the second year of the degree in “Multimedia Production in Education”, at the Escola Superior de Educação (ESES) do Instituto Politécnico de Santarém. In order to better understand this unusual reality, first of all we will introduce the impact of this pandemic and its changes in teaching and learning at international and national level, going through the theme of non-face-to-face assessment, a topic that is so worrying and debated. At the international level, we give the example of the Working Group of Crue Universidades España through the “Report on Non-Presential Assessment Procedures. Study of the Impact of its implementation in Spanish Universities and Recommendations”, at national level through Order Nº86 / R / 2020 of Universidade Aberta, dedicated to teaching in eLearning, and at local level the example adopted by the Higher School of Education of IPSantarém. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Barbas, M., Torres, A. & Lopes, N. (2020). Adaptação da unidade curricular "educação a distância" face ao surto pandémico COVID-19. Revista UIIPS, vol. 8 n. º2 (2020), pp. 102-110. | pt_PT |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.25746/ruiips.v8.i2.20669 | pt_PT |
dc.identifier.issn | 2182-9608 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.15/3054 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Revista UIIPS | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://revistas.rcaap.pt/uiips/article/view/20669 | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | avaliação não presencial | pt_PT |
dc.subject | educação a distância | pt_PT |
dc.subject | eLearning | pt_PT |
dc.subject | surto pandémico covid-19 | pt_PT |
dc.subject | distance education | pt_PT |
dc.subject | non-face-to-face assessment | pt_PT |
dc.subject | Pandemic Outbreak Covid-19 | pt_PT |
dc.title | Adaptação da unidade curricular "educação a distância" face ao surto pandémico COVID-19 | pt_PT |
dc.title.alternative | Adaptation of the curricular unit “distance education” face to the pandemic outbreak covid-19 | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Santarém, Portugal | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 110 | pt_PT |
oaire.citation.issue | 2 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 102 | pt_PT |
oaire.citation.title | Revista UIIPS | pt_PT |
oaire.citation.volume | 8 | pt_PT |
person.familyName | da Costa Potes Franco Barroso Santa Clara Barbas | |
person.familyName | Torres | |
person.familyName | Raquel Mendes Lopes | |
person.givenName | Maria | |
person.givenName | Ana Luísa Mateus Oliveira Chança | |
person.givenName | Nádia | |
person.identifier | 2033418 | |
person.identifier.ciencia-id | 0618-068A-FDB4 | |
person.identifier.ciencia-id | BE12-DFC3-24AD | |
person.identifier.ciencia-id | 8019-3C78-5432 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-8598-1650 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-2778-3415 | |
person.identifier.rid | Y-9721-2018 | |
person.identifier.scopus-author-id | 57063735800 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 345e7bdc-ea0a-4f93-acdd-4ab56f7085e6 | |
relation.isAuthorOfPublication | 22ac050f-0780-412d-82bb-8f874b07895a | |
relation.isAuthorOfPublication | fde9a456-262a-4eb1-87f4-67a408c05246 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | fde9a456-262a-4eb1-87f4-67a408c05246 |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- 20669-Texto do Trabalho-78292-1-10-20200731.pdf
- Size:
- 279.33 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format