Repository logo
 
Publication

Adaptação da unidade curricular "educação a distância" face ao surto pandémico COVID-19

dc.contributor.authorBarbas, Maria Potes
dc.contributor.authorTorres, Ana Luísa Mateus Oliveira Chança
dc.contributor.authorLopes, Nádia
dc.date.accessioned2020-09-29T22:11:11Z
dc.date.available2020-09-29T22:11:11Z
dc.date.issued2020-07-31
dc.description.abstractO presente artigo tem como objetivo analisar a unidade curricular “Educação a distância” e perceber quais foram as adaptações necessárias face à pandemia COVID-19. Esta unidade curricular é lecionada ao segundo ano da licenciatura em “Produção Multimédia em Educação”, na Escola Superior de Educação (ESES) do Instituto Politécnico de Santarém. Para melhor perceber esta invulgar realidade, em primeiro lugar iremos introduzir o impacto desta pandemia e suas alterações no ensino-aprendizagem a nível internacional e nacional, passando pelo tema da avaliação não presencial, uma temática tão preocupante e debatida. A nível internacional damos o exemplo do grupo de Trabalho da Crue Universidades Espanholas através do “Relatório sobre Procedimentos de Avaliação não Presencial. Estudo do Impacto da sua implementação nas Universidades Espanholas e Recomendações”, a nível nacional através do Despacho Nº86/R/2020 da Universidade Aberta, dedicada ao ensino em eLearning, e a nível local o exemplo adotado pela Escola Superior de Educação do IPSantarém.pt_PT
dc.description.abstractThis article aims to analyze the curricular unit “Distance Education” and understand what were the necessary adaptations in the face of the pandemic COVID-19. This course is taught in the second year of the degree in “Multimedia Production in Education”, at the Escola Superior de Educação (ESES) do Instituto Politécnico de Santarém. In order to better understand this unusual reality, first of all we will introduce the impact of this pandemic and its changes in teaching and learning at international and national level, going through the theme of non-face-to-face assessment, a topic that is so worrying and debated. At the international level, we give the example of the Working Group of Crue Universidades España through the “Report on Non-Presential Assessment Procedures. Study of the Impact of its implementation in Spanish Universities and Recommendations”, at national level through Order Nº86 / R / 2020 of Universidade Aberta, dedicated to teaching in eLearning, and at local level the example adopted by the Higher School of Education of IPSantarém.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationBarbas, M., Torres, A. & Lopes, N. (2020). Adaptação da unidade curricular "educação a distância" face ao surto pandémico COVID-19. Revista UIIPS, vol. 8 n. º2 (2020), pp. 102-110.pt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.25746/ruiips.v8.i2.20669pt_PT
dc.identifier.issn2182-9608
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/3054
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherRevista UIIPSpt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://revistas.rcaap.pt/uiips/article/view/20669pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectavaliação não presencialpt_PT
dc.subjecteducação a distânciapt_PT
dc.subjecteLearningpt_PT
dc.subjectsurto pandémico covid-19pt_PT
dc.subjectdistance educationpt_PT
dc.subjectnon-face-to-face assessmentpt_PT
dc.subjectPandemic Outbreak Covid-19pt_PT
dc.titleAdaptação da unidade curricular "educação a distância" face ao surto pandémico COVID-19pt_PT
dc.title.alternativeAdaptation of the curricular unit “distance education” face to the pandemic outbreak covid-19pt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarém, Portugalpt_PT
oaire.citation.endPage110pt_PT
oaire.citation.issue2pt_PT
oaire.citation.startPage102pt_PT
oaire.citation.titleRevista UIIPSpt_PT
oaire.citation.volume8pt_PT
person.familyNameda Costa Potes Franco Barroso Santa Clara Barbas
person.familyNameTorres
person.familyNameRaquel Mendes Lopes
person.givenNameMaria
person.givenNameAna Luísa Mateus Oliveira Chança
person.givenNameNádia
person.identifier2033418
person.identifier.ciencia-id0618-068A-FDB4
person.identifier.ciencia-idBE12-DFC3-24AD
person.identifier.ciencia-id8019-3C78-5432
person.identifier.orcid0000-0001-8598-1650
person.identifier.orcid0000-0003-2778-3415
person.identifier.ridY-9721-2018
person.identifier.scopus-author-id57063735800
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication345e7bdc-ea0a-4f93-acdd-4ab56f7085e6
relation.isAuthorOfPublication22ac050f-0780-412d-82bb-8f874b07895a
relation.isAuthorOfPublicationfde9a456-262a-4eb1-87f4-67a408c05246
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryfde9a456-262a-4eb1-87f4-67a408c05246

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
20669-Texto do Trabalho-78292-1-10-20200731.pdf
Size:
279.33 KB
Format:
Adobe Portable Document Format