Repository logo
 
Publication

Práticas de avaliação de professores de ciências físico-químicas do ensino básico

dc.contributor.authorCorreia, Marisa
dc.contributor.authorFreire, Ana
dc.date.accessioned2010-06-23T22:05:25Z
dc.date.available2010-06-23T22:05:25Z
dc.date.issued2010
dc.description.abstractNa última década em Portugal, tem-se assistido a uma mudança nos currículos valorizando o desenvolvimento de competências de conhecimento (substantivo, processual e epistemológico), de comunicação, de raciocínio e atitudinais, e, em particular, nas orientações curriculares dirigidas à avaliação. Neste contexto, pretende-se caracterizar as práticas de avaliação de professores de Ciências físico-químicas do Ensino Básico. Este estudo envolve três professores em início de carreira. A recolha de dados consiste na observação naturalista de aulas, entrevistas semiestruturadas e documentos fornecidos pelos participantes. Todos os professores demonstram dificuldades na avaliação das competências atitudinais e processuais. Apenas um dos participantes elabora registos de observação para avaliar estas competências. Os testes constituem o principal instrumento de avaliação nas aulas dos professores participantes, o que é coerente com uma perspectiva de ensino e aprendizagem ainda marcadamente tradicional.pt
dc.identifier.citationCORREIA, Marisa; FREIRE, Ana - Práticas de avaliação de professores de ciências físico-químicas do ensino básico. Ciência & Educação. ISSN 1980-850X. Vol. 16, no. 1 (2010), p. 1-15pt
dc.identifier.issn1980-850X - Online
dc.identifier.issn1516-7313 - Print
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/102
dc.language.isoporpt
dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência da Faculdade de Ciências da Unesppt
dc.relation.publisherversionhttp://www2.fc.unesp.br/cienciaeeducacao/index.phppt
dc.subjectAvaliaçãopt
dc.subjectPráticas avaliativaspt
dc.subjectPerspectivas de ensinopt
dc.titlePráticas de avaliação de professores de ciências físico-químicas do ensino básicopt
dc.title.alternativePhysics and Chemistry Middle School teacher’s assessment practicespt
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceBauru - São Paulopt
oaire.citation.endPage15p.pt
oaire.citation.startPage1p.pt
oaire.citation.titleCiência & Educaçãopt
person.familyNameCorreia
person.givenNameMarisa
person.identifier.ciencia-idF319-BEDD-099B
person.identifier.orcid0000-0001-6205-4475
person.identifier.ridC-6766-2014
person.identifier.scopus-author-id57202834080
rcaap.rightsopenAccesspt
rcaap.typearticlept
relation.isAuthorOfPublication866ed423-d6ba-4d00-8866-e5fe2db4fa9b
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery866ed423-d6ba-4d00-8866-e5fe2db4fa9b

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
C&E-2008-703.pdf
Size:
150.78 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.8 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: