Publication
Práticas de avaliação de professores de ciências físico-químicas do ensino básico
dc.contributor.author | Correia, Marisa | |
dc.contributor.author | Freire, Ana | |
dc.date.accessioned | 2010-06-23T22:05:25Z | |
dc.date.available | 2010-06-23T22:05:25Z | |
dc.date.issued | 2010 | |
dc.description.abstract | Na última década em Portugal, tem-se assistido a uma mudança nos currículos valorizando o desenvolvimento de competências de conhecimento (substantivo, processual e epistemológico), de comunicação, de raciocínio e atitudinais, e, em particular, nas orientações curriculares dirigidas à avaliação. Neste contexto, pretende-se caracterizar as práticas de avaliação de professores de Ciências físico-químicas do Ensino Básico. Este estudo envolve três professores em início de carreira. A recolha de dados consiste na observação naturalista de aulas, entrevistas semiestruturadas e documentos fornecidos pelos participantes. Todos os professores demonstram dificuldades na avaliação das competências atitudinais e processuais. Apenas um dos participantes elabora registos de observação para avaliar estas competências. Os testes constituem o principal instrumento de avaliação nas aulas dos professores participantes, o que é coerente com uma perspectiva de ensino e aprendizagem ainda marcadamente tradicional. | pt |
dc.identifier.citation | CORREIA, Marisa; FREIRE, Ana - Práticas de avaliação de professores de ciências físico-químicas do ensino básico. Ciência & Educação. ISSN 1980-850X. Vol. 16, no. 1 (2010), p. 1-15 | pt |
dc.identifier.issn | 1980-850X - Online | |
dc.identifier.issn | 1516-7313 - Print | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.15/102 | |
dc.language.iso | por | pt |
dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência da Faculdade de Ciências da Unesp | pt |
dc.relation.publisherversion | http://www2.fc.unesp.br/cienciaeeducacao/index.php | pt |
dc.subject | Avaliação | pt |
dc.subject | Práticas avaliativas | pt |
dc.subject | Perspectivas de ensino | pt |
dc.title | Práticas de avaliação de professores de ciências físico-químicas do ensino básico | pt |
dc.title.alternative | Physics and Chemistry Middle School teacher’s assessment practices | pt |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Bauru - São Paulo | pt |
oaire.citation.endPage | 15p. | pt |
oaire.citation.startPage | 1p. | pt |
oaire.citation.title | Ciência & Educação | pt |
person.familyName | Correia | |
person.givenName | Marisa | |
person.identifier.ciencia-id | F319-BEDD-099B | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-6205-4475 | |
person.identifier.rid | C-6766-2014 | |
person.identifier.scopus-author-id | 57202834080 | |
rcaap.rights | openAccess | pt |
rcaap.type | article | pt |
relation.isAuthorOfPublication | 866ed423-d6ba-4d00-8866-e5fe2db4fa9b | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 866ed423-d6ba-4d00-8866-e5fe2db4fa9b |