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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Na última década em Portugal, tem-se assistido a uma mudança nos currículos valorizando
o desenvolvimento de competências de conhecimento (substantivo, processual e epistemológico), de
comunicação, de raciocínio e atitudinais, e, em particular, nas orientações curriculares dirigidas à
avaliação. Neste contexto, pretende-se caracterizar as práticas de avaliação de professores de Ciências
físico-químicas do Ensino Básico. Este estudo envolve três professores em início de carreira. A recolha
de dados consiste na observação naturalista de aulas, entrevistas semiestruturadas e documentos
fornecidos pelos participantes. Todos os professores demonstram dificuldades na avaliação das competências
atitudinais e processuais. Apenas um dos participantes elabora registos de observação para
avaliar estas competências. Os testes constituem o principal instrumento de avaliação nas aulas dos
professores participantes, o que é coerente com uma perspectiva de ensino e aprendizagem ainda
marcadamente tradicional.
Description
Keywords
Avaliação Práticas avaliativas Perspectivas de ensino
Citation
CORREIA, Marisa; FREIRE, Ana - Práticas de avaliação de professores de ciências físico-químicas do ensino básico. Ciência & Educação. ISSN 1980-850X. Vol. 16, no. 1 (2010), p. 1-15
Publisher
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência da Faculdade de Ciências da Unesp