Publication
Projeto YourPEL – Promover e Empoderar para a Literacia em Saúde na População Jovem: Um Projeto de Investigação-Ação
dc.contributor | Pintor, Marta | |
dc.contributor.author | Spínola, Ana | |
dc.contributor.author | Dias, Hélia | |
dc.contributor.author | Amendoeira, José | |
dc.contributor.author | Figueiredo, Maria | |
dc.contributor.author | Godinho, Celeste | |
dc.contributor.author | André, Clara | |
dc.contributor.author | Madeira, Filipe | |
dc.contributor.author | Ferreira, Manuela | |
dc.contributor.author | Quaresma, José Carlos | |
dc.contributor.author | Ferreira, Mónica | |
dc.contributor.author | Simões, Teresa | |
dc.contributor.author | Martins, Rosário | |
dc.contributor.author | Duarte, Josué | |
dc.contributor.author | Ferreira, Madalena | |
dc.date.accessioned | 2019-03-27T11:45:17Z | |
dc.date.available | 2019-03-27T11:45:17Z | |
dc.date.issued | 2018-02-01 | |
dc.description | Divulgação|Disseminação do conhecimento cientifico,1º Congresso da UIIPS apresentação do progresso do Projeto - Your PEL - Promover e Empoderar para a Literacia em saúde na população jovem: Um projeto de investigação-ação | pt_PT |
dc.description.abstract | O projeto “Your PEL Promover e Empoderar para a Literacia em saúde na população jovem” foca-se numa abordagem da saúde, suportada pelas novas tecnologias, agregando três áreas: alimentação, consumos nocivos e sexualidade. Alicerça-se em evidências científicas em promoção da saúde, onde a necessidade de recentrar a ação nos resultados, implica o desenvolvimento de intervenções adequadas (Amendoeira, et al., 2013; André & Amendoeira, 2013; Godinho et al., 2017). Trata-se de um projeto multiregional perfilado com a estratégia nacional de especialização inteligente, numa parceria entre os IPSantarém - ESSS e ESTG, IPLeiria - ESSL e IPViseu - ESSV, dois Agrupamento Escolares e o ACES Lezíria - UCC da Chamusca/Golegã. Releva-se a participação de estudantes, na construção do projeto, enquadrada no plano curricular e valorizada pela mobilização de saberes e pela co construção de competências em contexto real. Objetivos: desenvolver um instrumento de avaliação do impacto dos programas de educação para a saúde desenvolvidos em meio escolar nas áreas da alimentação, consumos nocivos e sexualidade ao nível do 3º ciclo do ensino básico e monitorizar os determinantes de saúde e a efetividade das estratégias desenvolvidas. Metodologia: estudo de investigação-ação caraterizado por três fases: – construção do instrumento de colheita de dados e da plataforma web de comunicação; – avaliação das necessidades de intervenção no 3º ciclo do ensino básico; criação e implementação do programa de intervenção com recurso à plataforma web e – avaliação do impacto do programa desenvolvido. A valorização do conhecimento gerado pelo projeto assenta num plano de ações diverso de difusão e divulgação dos resultados, com envolvimento das instituições parceiras e adequado à essência do mesmo. Resultados: O impacto estratégico do projeto situa-se a dois níveis. Um, avaliado após a sua execução correspondente aos resultados esperados: criação do instrumento de medida do impacto do programa e, a criação de um programa de intervenção, sustentado numa plataforma web. Outro mais amplo no tempo, que será avaliado pelos ganhos em saúde no futuro. Conclusão: a pertinência e originalidade do projeto suporta-se em evidências científicas, relevando a monitorização como uma componente essencial de um programa de promoção da saúde (Ministério da Saúde, 2012; Matos et al., 2015), valorizando a inovação e a sustentação da ação nos resultados, incluindo as intervenções mais adequadas à população jovem em meio escolar. O impacto do conhecimento científico e tecnológico gerado e disseminado pelo projeto contribuirá para a valorização regional e nacional, numa lógica de translação do conhecimento. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/draft | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.15/2490 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.subject | Literacia para a Saúde | pt_PT |
dc.subject | População Jovem | pt_PT |
dc.subject | Promoção da Saúde | pt_PT |
dc.subject | Empowerment | pt_PT |
dc.title | Projeto YourPEL – Promover e Empoderar para a Literacia em Saúde na População Jovem: Um Projeto de Investigação-Ação | pt_PT |
dc.title.alternative | YourPEL Project - Promoting and Empowering Health Literacy in the Young Population: A Research-Action Project | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | IPSantarém - Escola Superior de Gestão e Tecnologia | pt_PT |
person.familyName | Spínola | |
person.familyName | Dias | |
person.familyName | Amendoeira | |
person.familyName | Figueiredo | |
person.familyName | Godinho | |
person.familyName | André | |
person.familyName | Madeira | |
person.familyName | Ferreira | |
person.familyName | Quaresma | |
person.familyName | Ferreira | |
person.familyName | Simões | |
person.familyName | do Rosário Fidalgo Martins | |
person.familyName | Duarte | |
person.familyName | ferreira | |
person.givenName | Ana | |
person.givenName | Hélia | |
person.givenName | José | |
person.givenName | Maria | |
person.givenName | Celeste | |
person.givenName | Clara | |
person.givenName | Filipe | |
person.givenName | Manuela | |
person.givenName | José Carlos | |
person.givenName | Mónica | |
person.givenName | Teresa | |
person.givenName | Maria | |
person.givenName | Josué | |
person.givenName | madalena | |
person.identifier | 2037266 | |
person.identifier.ciencia-id | 9A1C-192E-02DA | |
person.identifier.ciencia-id | CE15-0FD4-1203 | |
person.identifier.ciencia-id | B312-5614-4ACB | |
person.identifier.ciencia-id | DE1F-7FEE-FBA5 | |
person.identifier.ciencia-id | EA14-A6F8-7011 | |
person.identifier.ciencia-id | F21A-5706-0C78 | |
person.identifier.ciencia-id | A919-DB40-EF10 | |
person.identifier.ciencia-id | 721E-A862-4FEE | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-4981-5441 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-2248-6673 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-4464-8517 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-5400-298X | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-5900-1436 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-5488-3863 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-2227-7006 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-3139-1975 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-9609-5099 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-3325-4085 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-8995-5318 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-1874-7343 | |
person.identifier.rid | H-9991-2016 | |
person.identifier.rid | H-7821-2018 | |
person.identifier.scopus-author-id | 56780415200 | |
person.identifier.scopus-author-id | 57197829124 | |
person.identifier.scopus-author-id | 57910579100 | |
person.identifier.scopus-author-id | 55623835300 | |
person.identifier.scopus-author-id | 34882158000 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | d8d48110-656d-43a0-a9f6-a850780baa25 | |
relation.isAuthorOfPublication | 332cbb26-18fe-4557-823c-0533251195be | |
relation.isAuthorOfPublication | babfeea6-da23-48fd-ae57-b2fdb8dc2ea1 | |
relation.isAuthorOfPublication | a4685cac-95e6-4809-92d2-a6248f8c6db6 | |
relation.isAuthorOfPublication | 294d9d8f-a02b-49b8-8df6-858b227c57f1 | |
relation.isAuthorOfPublication | bdc023dc-1323-4f7c-876b-4c95e753a8f3 | |
relation.isAuthorOfPublication | c95d64e3-8bbd-48a7-bf31-f66ecf065d2e | |
relation.isAuthorOfPublication | 165b3170-22fe-41d7-8bc6-7e37796cf362 | |
relation.isAuthorOfPublication | 0013a94c-a172-4781-9d40-b35f90de1307 | |
relation.isAuthorOfPublication | 5da1a48b-927f-4d0b-9205-92be785fab3d | |
relation.isAuthorOfPublication | bf41ce3e-30a3-4bcf-aed4-a42403d990e1 | |
relation.isAuthorOfPublication | 6bac6a10-c345-4724-8c36-d8ccdedda8de | |
relation.isAuthorOfPublication | ec9da881-fe70-4cfa-b056-0c86c39da69e | |
relation.isAuthorOfPublication | cb65ed25-071b-42d0-8a2b-c7413a0db50b | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | bf41ce3e-30a3-4bcf-aed4-a42403d990e1 |